#cancerdemama            #outubrorosa


ARTIGOS


Silagem de sorgo (09/2008)

Autores
Pqc Josiane Aparecida de Lima, IZ-APTA/SAA

Resumo

A lucratividade dos sistemas de criação intensiva, entre outros fatores, depende da utilização de silagem com bom valor nutritivo produzida com baixo custo. O alto valor nutritivo é fundamental para que os animais atinjam o peso de abate no menor tempo possível e, ambos, bom valor nutritivo e baixo custo de produção, são essenciais para a lucratividade do empreendimento.

O sorgo pode ser utilizado tanto para produção de grãos como de forragem para pastejo ou conservação na forma de silagem ou feno. É uma cultura que produz silagens com boas características fermentativas e destaca-se por ser um volumoso com adequada concentração de carboidratos solúveis, essenciais para a fermentação lática. Depois do milho, é a cultura anual mais importante para produção de silagem, pois possibilita produção economicamente viável (alta produção por unidade de área), possui bom valor energético e níveis médios de proteína (cerca de 8% de proteína bruta). Outra característica importante do sorgo é a boa adaptação às variadas condições de clima e de solo.

A silagem de sorgo tem importância estratégica, pois quando é produzida com base nos princípios básicos para obtenção de silagem de boa qualidade apresenta valor nutritivo equiparado ao da silagem de milho e com a principal vantagem do menor custo de produção, uma vez que a produtividade do sorgo é maior que a do milho.

Íntegra (PDF)

Veja todos os artigos



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir