Diagnóstico da produção de leite no município de Pejuçara-RS
Resumo
A pesquisa teve por objetivo analisar a produção de leite bovino em diferentes níveis produtivos no município de Pejuçara-RS. Utilizou-se a metodologia de amostragem semiestratificada, não probabilística e de população finita. A pesquisa foi realizada com 35 produtores (90% de intervalo de confiança e 10% de margem de erro). As propriedades foram agrupadas em três estratos de produção: de 0 a 200 litros/dia; de 201 a 500 litros/dia; e acima de 501 litros/dia. A maioria dos produtores de leite possuem idade superior a 50 anos e mais de 20 anos de experiência nessa atividade. Do total apenas 7 produtores possuíam menos de 40 anos de idade. Os sistemas de produção são semi-intensivos, onde os animais são criados em pastagem cultivada e recebem ração e silagem de milho após as ordenhas. Esse sistema, atrelados a boa genética dos animais e o adequado manejo sanitário, promove uma adequada produção de leite animal/dia. Grande parte da renda do município de Pejuçara é oriunda da atividade leiteira, com isso o trabalho de extensão serve de apoio na tomada de decisão visando melhorias nos pontos críticos e o aprimoramento nos pontos positivos nas diversas propriedades do município.
Referências
BEN-HUR, D.; MONTOYA, M. A.; PASQUAL, C. A.; FINAMORE, E. B. O perfil dos produtores de leite, o processo de sucessão e a renda bruta no Rio Grande do Sul: análise do Corede Produção. Revista Teoria e Evidência Econômica, v. 20, 2014. https://doi.org/10.5335/rtee.v20i42.4476
CONTERATO, M. A.; GAZZOLA, M.; SCNEIDER, S. A dinâmica agrícola do desenvolvimento da agricultura familiar no Alto Uruguai, RS: suas metamorfoses e reações locais. In: TONNEAU, P.; SABOURIN, E. Agricultura familiar, interação entre políticas públicas e desenvolvimento local. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2007.
DÜRR, J. W.; CARVALHO, M. P.; SANTOS, M. V. O compromisso com a qualidade do leite no Brasil. Passo Fundo: UPF, 2004. p. 38–56.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Resultado dos dados preliminares do Censo – 2017. 2017. Disponível em: www.ibge.gov.br/> Acesso em: 10 ago. 2019.
LIMA, J. M.; BASSO, D. Diversidade de sistemas de produção no arranjo produtivo local do leite na região fronteira noroeste do Rio Grande do Sul. In: SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE ESTUDOS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, v. 1, n. 1, 2018. Anais..., 2018.
MINITAB. M initab Release 16: StatGuide. Pensilvânia: Minitab, 2016.
RAMOS, J. E. S.; COSTA BORBA, M.; MELO, A. P. Transmissão de preços pagos aos produtores de leite nos estados brasileiros de maior produção com foco no estado bahiano no período de dez anos. Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas, v. 5, p. 3-26, 2018.
SCHNEIDER, S.; NIEDERLE, P.A. “Resistance strategies and diversification of rural livelihoods: the construction of autonomy among Brazilian family farmers. Journal of Peasant Studies, v. 37, p. 379-405, 2010.
ZAGONEL, T. R.; TRENNPOHL, D.; AMARAL, V. R.; BRUMANN, L. L.; BAGGIO, D. K. A cadeia produtiva do leite: discussões sobre a crise do setor lácteo na região celeiro do Estado do Rio Grande do Sul. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 14, p. 191-205, 2016.
Copyright (c) 2019 Boletim de Indústria Animal

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original seja Boletim de Indústria Animal. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade. Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY-NC). A condição BY implica que os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados com base em que só se dão o autor ou licenciante os créditos na forma especificada por estes. A cláusula NC significa que os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados com base apenas para fins não comerciais.