#cancerdemama            #outubrorosa


EVENTOS


Curso - Controle sanitário de ovinos

Data: 20 de outubro de 2005

Local: Instituto de Zootecnia - Rua Heitor Penteado, 56 Nova Odessa – São Paulo

Coordenação: Cecília José Veríssimo

Resumo
No dia 20 de outubro, a partir das 8 horas, no Instituto de Zootenica (IZ/APTA/SAA), em Nova Odessa (SP), ocorrerá curso para produtores sobre “Controle Sanitário de Ovinos”, que abordará o controle das principais doenças que afetam os ovinos e acarretam enormes prejuízos.

O evento visa esclarecer e transmitir orientações básicas sobre manejo sanitário de ovinos e o controle de suas principais doenças, abordando temas como manejo sanitário de ovinos em sistema intensivo de produção, controle de doença parasitárias, controle de doença infecciosas, controle de doenças metabólicas.

"Os participantes tomarão conhecimento do controle da verminose com produtos químicos e alternativos, doenças metabólicas e intoxicações, além de aula prática com coleta de fezes, avaliação da condição corporal, avaliação da dentição, método Famacha", ressalta a pesquisadora Cecília.

Haverá, ainda, visita à Unidade de Ovinos, onde serão mostradas as instalações, manejo, bem como o plantel de animais selecionados, das raças Santa Inês, Ile de France, Suffolk, Morada Nova e Poll Dorset.

Mais informações sobre o curso contatar o IZ pelo telefone (19) 3466-9413 ou pelo e-mail eventos@iz.sp.gov.br . As vagas são limitadas e a inscrição é de R$ 50,00.

 

PROGRAMA

08:30 h - Inscrição
09:00 h - Abertura - Diretor Técnico do Instituto de Zootecnia
09:15 h -Características de adaptação de ovinos aos trópicos, calendário zootécnico e quarentena 
09:25 h - Controle da verminose (químico e alternativo)
10:15 h - Café
10:30 h – Controle de outros parasitos (bicheira, carrapatos, berne, piolhos, eimeriose, hidatidose)
10:45 h – Controle de doenças infecciosas (mastite, linfadenite caseosa, queratoconjuntivite, “foot rot”, ectima contagioso, pasteurelose).
11:45 h – Doenças metabólicas e intoxicações (toxemia da gestação, urolitíase, intoxicação por cobre, fotossensibilização.)
Intervalo para almoço
14:00 h – Aula Prática: coleta de fezes, avaliação da condição corporal, avaliação da dentição, método Famacha de avaliação visual da mucosa ocular para estimar o grau de anemia do animal;
- Visita à Unidade de Ovinos - manejo, raças ovinas, instalações e equipamentos – Apresentação pelos Pesquisadores da Unidade de Ovinos
17:00 h – Encerramento

 

Veja todos os eventos



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir