#cancerdemama            #outubrorosa


EVENTOS


Encontro do Instituto de Zootecnia sobre Gramados Esportivos e Ornamentais: Implantação, Manutenção e Tecnologias

Data: 5 de maio de 2005

Local: Instituto de Zootecnia - Rua Heitor Penteado, 56 Nova Odessa – São Paulo

Coordenação: Instituto de Zootecnia

Resumo
Instituto é, oficialmente, a única Unidade de Pesquisa Científica que elabora descritores para registro e proteção de cultivares no MAPA

Com o crescente interesse por gramados esportivos, notadamente futebol, golfe e pólo, o Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), unidade de pesquisa, vinculada à Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo (SAA) promove, no dia 5 de maio, às 8 horas, em Nova Odessa (SP), o evento "Encontro do Instituto de Zootecnia sobre Gramados Esportivos e Ornamentais: Implantação, Manutenção e Tecnologias.

Diante da demanda e busca de informações para especialização na área, o IZ convidou a empresa Itograss, parceira em projetos de pesquisa, para promover o evento que faz parte das comemorações do centenário do IZ, que ocorrerá em 15 de julho de 2005. O evento conta com a participação de engenheiros agrônomos de empresa pública e privada, que abordarão temas sobre nutrição e adubação para gramados, proteção de novos cultivares de grama, irrigação automatizada para gramados, principais gramas cultivadas e gramados esportivos.

Gramados ornamentais e esportivos, um dos segmentos que mais se tem desenvolvido no mundo, principalmente nos Estados Unidos, com grandes investimentos, agora recebe respaldo científico.

Com a criação e implantação da Lei de Cultivares houve um incentivo de empresas privadas à produção de sementes com vantagens de comercialização por meio de royalties, desenvolvendo produtos próprios e personalizados (chamados “patentes vegetais”).

Segundo o diretor-substituto do IZ, pesquisador científico Paulo Bardauil Alcântara, para atender essa nova demanda, o IZ idealizou e estabeleceu um fluxograma inédito de avaliação e certificação de qualidade de cultivares de gramíneas, utilizando o sistema de caracterização morfológica, molecular e fisiológica, além de avaliação do comportamento da planta sob diferentes regimes de corte e fertilização. “Esses critérios distinguem e conferem superioridade em relação aos cultivares já existentes no mercado”, afirma.

Hoje o IZ é a única unidade de pesquisa oficial que realiza testes e elabora descritores nos moldes e padrões exigidos pelo Sistema Nacional de Proteção de Cultivares (SNPC), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). "Os interessados, neste serviço, recebem por meio de relatório, todos os descritores necessários para registro e proteção no Ministério”, destaca o pesquisador.

O Instituto já firmou parcerias com as empresas Papalotla, Matsuda, Facholi, Itograss e Sod Solutions para prestação do serviço, com o amparo de Fundações de apoio à pesquisa científica.

Pastagem - Frente às pesquisas com nutrição e alimentação animal, o IZ também se tornou referência ao se manter atualizado para atender à demanda do mercado e principalmente dos pecuaristas.

Uma quantidade expressiva das espécies de gramíneas e leguminosas introduzidas no Brasil recebeu validação técnica do Instituto de Zootecnia, depois de passarem por intensa investigação científica e tecnológica.

Os trabalhos são desenvolvidos no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Nutrição Animal e Pastagens, do IZ. Mais informações pelo telefone (19) 3466-9400.

Programa:

8:00h - Abertura
8:30h - Nutrição e Adubação para Gramados
Engenheiro Agrônomo Prof. Dr Roberto Lyra Villas Boas – Depto de Ciência do Solo FCA/UNESP Botucatu/SP
Engenheiro Agrônomo Leandro José Grava de Godoy – Doutorando em Agricultura FCA/UNESP Botucatu/SP
10:00h - Café
10:30h - Proteção de Novas Cultivares de Grama
Engenheiro Agrônomo Aloizio Lino de Souza da Itograss – Pindamonhangaba/SP
11:30h - Irrigação Automatizada para Gramados
Engenheiro Agrícola José Giacoia Neto – Gerente Paisagismo Rain Bird do Brasil – Belo Horizonte/MG
12:30h - Almoço
14:00h- Gramas Cultivadas: Principais características e Utilizações. Pragas e Doenças em Gramados
Engenheiro Agrônomo Ernesto Siqueira Henriques da Itograss – Rio de Janeiro/RJ
15:30h - Café
16:00h - Gramados Esportivos
Engenheiro Agrônomo Paulo Antonio A. Neto – Greenleaf Gramados Esportivos – Rio de Janeiro/RJ

 

Veja todos os eventos



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir