#cancerdemama            #outubrorosa


EVENTOS


Reunião Técnica - Alimentos e a Alimentação de Ovinos

Data: 23 de setembro de 2004

Local: Instituto de Zootecnia - Rua Heitor Penteado, 56 Nova Odessa – São Paulo

Coordenação: Luiz Eduardo dos Santos, Eduardo Cunha e Mauro Sartori Bueno

Resumo
IZ realiza reunião técnica sobre alimentação de ovinos.
São Paulo já possui um plantel de cerca de 1milhão de cabeças de ovinos.

Para difusão de novas alternativas ao produtor paulista, na produção de carne ovina, será realizada dia 23 de setembro, a partir das 8h30, reunião técnica e dia de campo sobre o tema "Alimentos e a Alimentação de Ovinos", dentro do Sistema de Produção de Cordeiros para Abate Superprecoce. O evento acontece em Nova Odessa (SP), no Instituto de Zootecnia (IZ), órgão de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SAA).

Os pesquisadores estarão abordando aspectos relativos aos alimentos e às técnicas de alimentação de ovinos confinados e animais mantidos a pasto. Haverá também visita a Unidade de Ovinos do IZ onde serão mostrados as instalações, estruturas de cerca e equipamentos e o plantel de animais selecionados, das raças Santa Inês, Ile de France, Suffolk e Poll Dorset.

O evento é coordenado pela equipe de pesquisadores do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Zootecnia Diversificada – Luiz Eduardo dos Santos, Eduardo Cunha e Mauro Sartori Bueno.

De acordo com os pesquisadores, a tecnificação dos produtores é muito importante, pois garante oferecer aos consumidores a oportunidade de saborear uma carne mais saudável e de excelente qualidade – distribuição uniforme de gordura, maior maciez e sabor característico.

O plantel de ovinos no Estado de São Paulo cresceu de 272 mil para 1 milhão de cabeças. "Conseqüentemente, ocorreu um aumento por informações e suporte técnico na área de ovinocultura. Para atender as necessidades dos produtores e interessados o Instituto de Zootecnia vem realizando diversas reuniões técnicas e dias de campo", salienta os pesquisadores. 

O evento é destinado a produtores rurais, técnicos e interessados pelo assunto. O custo da inscrição é de R$ 20,00. Outras informações e inscrições pelo telefone (19) 3466-9400.

Mercado - A carne era considerada um subproduto proveniente de raças pouco especializadas, animais velhos e com mau acabamento de carcaça. A baixa qualidade do produto – sabor marcante, excesso de gordura e pouca maciez - levou ao consumo restrito e até mesmo a repulsa de pratos feitos com a carne de carneiro.

Observando esse mercado, o IZ desenvolveu o sistema de criação para produção do cordeiro para abate superprecoce. São 20 anos de pesquisas desenvolvendo técnicas para abater os animais com 90 dias de idade, pesando 30 quilos, sem receberem medicamentos, vacinas ou drogas sintéticas.

A alimentação inicial é sempre o leite materno e depois a forragem volumosa verde, silagem, ração concentrada a base de farelos vegetais.

Nesse sistema as matrizes são mantidas em pastagens com forrageiras de alto valor nutritivo e elevada produtividade e manejadas em função dos hábitos dos ovinos.

PROGRAMA

08h30 - Inscrição

09h00 - Abertura - Dr. Antonio Álvaro Duarte de Oliveira - Diretor do Instituto de Zootecnia

09h15 – Alimentos e alimentação de ovinos em confinamento - PqC - Mauro Sartori Bueno - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Zootecnia Diversificada

10h30 – Café

10h45 - Pastagens para ovinos - PqC Luiz Eduardo dos Santos - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Nutrição Animal e Pastagens

12h30 - Intervalo para almoço

14h - Visita a Unidade de Campo de Ovinos - manejo, raças ovinas, instalações e equipamentos – Pesquisadores da Unidade de Ovinos

15h00 - Encerramento

 

 

Veja todos os eventos



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir