#NovembroAzulOficial            #NovembroAzul


EVENTOS


54ª Prova de Ganho de Peso, em Sertãozinho (SP)

Data: 12 a 16 de abril de 2004

Local: Rodovia Carlos Tonanni (SP 333) km 94, Sertãozinho (SP).

Coordenação: Instituto de Zootecnia (IZ/Apta/SAA)

Resumo
Instituto de Zootecnia (IZ/Apta/SAA) realizará a 54ª Prova de Ganho de Peso em Sertãozinho (SP)

Com o intuito de identificar animais geneticamente superiores, principalmente quanto ao potencial de crescimento e qualidade da carcaça, a Prova de Ganho de Peso (PGP), realizada pelo Instituto de Zootecnia (IZ/Apta/SAA), terá início dia 12 de abril de 2004, em Sertãozinho (SP). A PGP tornou-se uma ferramenta importante para auxiliar em sistemas de avaliação genética entre rebanhos.
 
Os produtores interessados em participar da PGP deverão enviar seus animais, com todos os atestados exigidos pela vigilância sanitária, até o dia 17 de abril para a unidade do IZ em Sertãozinho. A inscrição custa R$ 590,00.

A prova se encerra em outubro, quando são apresentados os resultados finais de desempenho. A PGP tem como vantagens melhorar o valor genético de plantéis de raças de corte; melhorar as taxas de ganho de peso; diminuir o intervalo de gerações; antecipar a utilização de reprodutores testados; permitir a seleção dentro e entre rebanhos; e por à venda animais testados e comprovados.

O trabalho é coordenado pelo pesquisador Leopoldo Andrade de Figueiredo, do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Bovinos de Corte.

Avaliação

A classificação dos animais é em função da variação ocorrida dentro de cada raça ou grupamento genético e eventualmente do regime alimentar, obedecendo-se a média e o desvio-padrão do Índice de Desempenho da PGP (IPGP).

Os animais são classificados em 6 categorias: elite, superior, mediano, regular, comum e inferior.  Essa classificação permite ao criador conhecer os animais de seu plantel com potencial genético superior, para caracteres pós-desmame, principalmente quando a amostra é proveniente de uma pré-seleção ao desmame, fundamentada em resultados de Controle de Desenvolvimento Ponderal (CDP). "Os animais que melhor se destacam, preferencialmente, são utilizados nos planteis de origem, pois somente assim o criador usufruirá os benefícios propiciados pela Prova de Ganho de Peso", ressalta o pesquisador Leopoldo.

Um histórico completo da evolução das Provas de Ganho de Peso, bem como as normas adotadas atualmente, estão no Boletim Técnico nº 40 (1997) do Instituto de Zootecnia (SAA-SP).

O Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Bovinos de Corte fica na Rodovia Carlos Tonani, SP-333, Km 94, Sertãozinho (SP). Mais informações pelos telefones (16) 3491-6156/ (16) 3491-6157.

Serviço
Início da prova: 12 a 16 de abril - entrada dos reprodutores no Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronogócio de Bovinos de Corte (Sertãozinho)
Inscrição: R$ 590,00
20 de abril: pesagem inicial do período de adaptação
15 de junho: pesagem final do período de adaptação e inicial da Prova
10 de agosto: pesagem intermediária da Prova
05 de outubro: pesagem final da Prova

 

Veja todos os eventos



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir