#cancerdemama            #outubrorosa


NOTÍCIAS


07/04/2015

Curso do IZ focou a qualidade da carcaça ovina para comercialização

Os 25 participantes viram na prática como alcançar a qualidade do produto para comercialização ao agregar valor na produção do cordeiro.

O “4º Curso sobre carcaça de ovinos”, focou avaliação, cortes comerciais e produtos processados, apresentando novas alternativas tecnológicas aos produtores para aumentar a qualidade de carcaça e melhorar a utilização de carcaças de animais de descarte, além de apresentar os cortes comerciais mais utilizados na região Sudeste do Brasil. Os 25 participantes viram na prática como alcançar a qualidade do produto para comercialização ao agregar valor na produção do cordeiro.

O evento coordenado pelo pesquisador do IZ, Ricardo Lopes Dias da Costa, contou com os palestrantes Rafael Silvio Bonilha Pinheiro, professor na Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira – UNESP, o zootecnista Márcio Armando Gomes de Oliveira, Inspetor Técnico da ASPACO, a pesquisadora Márcia Mayumi Harada Haguiwara, do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) e o zootecnista Mauro Sartori Bueno, pesquisador do IZ.

Rafael Silvio Bonilha Pinheiro que abordou o tema “Qualidade da carne ovina no Brasil e no mundo”, iniciou falando das definições de qualidade da carne e as considerado de qualidade. Abordou as novas exigências do mercado em relação a qualidade, além da produção, consumo e qualidade da carne ovina em diferentes regiões do Brasil. E apresentou as experiências de certificação de carne em países que tem tradição na produção, consumo e exportação de carne Ovina.

No tema “Produtos processados com carne de ovinos”, a pesquisadora Márcia Haguiwara, apresentou os princípios de processamento e algumas sugestões de formulação com carne de ovinos para linguiça e hambúrgueres e abordou as inovações de reestruturação de carne de ovinos, como os cortes nobres e adequados para porções de acordo com o padrão para pratos prontos.

A palestra “Diretrizes do Cordeiro Paulista”, ministrada pelo zootecnista Márcio Armando Gomes de Oliveira, diretor técnico da ASPACO, é um programa realizado pela ASPACO que tem o objetivo de certificar os produtos do Cordeiro Paulista. O Projeto Paulista é uma tentativa de valorizar o cordeiro produzido no Estado de São Paulo, já que a proposta está em um sistema de produção que diminui a mortalidade na recria e engorda e permite produzir carcaças e carne ovina de melhor qualidade.

As diretrizes estão fundamentadas no projeto desenvolvido pela Aspaco em parceria com a Unesp Araçatuba, que visam fortalecer o consumo da carne ovina, preparando os produtores para a identificação de produtos diferenciados com utilização de sistemas de certificação da produção e tipificação de carcaças. “Certamente, isso irá agregar valor ao produto e estimular uma remuneração diferenciada pela produção de animais com qualidade superior”, disse Márcio.

Também aconteceram duas práticas sobre avaliação e demonstração de cortes. Aula prática em carcaças de ovino foi ministrada pelo pesquisador do IZ, Mauro Sartori Bueno, e a demonstração da fabricação de embutidos pela pesquisadora do ITAL, Márcia Haguiwara. O evento foi finalizado com a degustação de carne e embutidos de ovinos, no Laboratório de Análises de Carcaças do IZ.


Lisley Silvério (MTb 26.194)
Jornalista – Assessora de Imprensa
Assistente Técnico de Pesquisa Científica e Tecnológica II
Instituto de Zootecnia
Secretaria de Agricultura e Abastecimento SP

Fone: (19) 3466.9434
E-mail: lisley@iz.sp.gov.br
www.iz.sp.gov.br

Redes sociais
:
www.facebook.com.br/institutodezootecnia
www.twitter.com/iz_sp_gov_br

Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA-SP)
Rua Heitor Penteado, 56, Centro, Nova Odessa (SP)
CP 60 | CEP 13460-000

Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp



Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir