#NovembroAzulOficial            #NovembroAzul


NOTÍCIAS


30/04/2015

Agrishow 2015 – IZ expõe tecnologias para sustentabilidade, bem-estar animal e saúde humana

O Instituto de Zootecnia (IZ-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, apresenta na Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação –, que ocorre de 27 de abril a 1º de maio de 2015, em Ribeirão Preto (SP), os projetos em desenvolvimento com sistemas de integração na produção leiteira, agregando maiores ganhos econômicos, sociais e ambientais em todo o sistema de produção de leite. As ações de pesquisa com rebanho leiteiro estão relacionadas às áreas de nutrição e pastagens, comportamento e ambiência, melhoramento genético, sanidade e qualidade do leite. 

Os visitantes poderão conhecer o sistema de integração com novilhas das raças Holandesa PB e Jersey dispostos em piquete no sistema silvipastoril, com capim aruana IZ-5, leguminosas e eucaliptos. Além de degustar o iogurte biofortificado - um derivado do leite que está altamente nutritivo.

O sistema silvipastoril melhora o solo, o ambiente e fornece madeira e alimento ao gado. Nesta edição da Agrishow, o IZ mostra a recuperação de pastagem que envolve o uso de leguminosas para fixação de nitrogênio no solo, recuperando áreas que são utilizadas para alimentação animal. “Estamos testando diversas leguminosas, do banco de germoplasma do IZ, para sabermos qual a melhor opção para os produtores”, explica o pesquisador Enilson Geraldo Ribeiro, diretor do Centro Experimental Central do IZ.

O IZ está desenvolvendo, ainda, os Sistemas de Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF) e Sistema de Integração Lavoura Pecuária (ILP). Projetos envolvendo tanto a produção leiteira quanto a produção de corte.

Bem-estar animal – O IZ também trouxe três tipos de coçadores, aparelhos de fácil construção que proporciona o enriquecimento ambiental para o bem-estar dos animais. O equipamento deve estar disposto nos piquetes de pastagem em áreas de descanso e alimentação.

A tecnologia, segundo a pesquisadora do IZ, Luciandra Macedo Toledo, desenvolvida no Instituto usam instrumentos simples, de baixo custo e de fácil confecção, para atendimento das necessidades de limpeza da pele dos animais.

Os sistemas rotacionados, que utilizam cerca elétrica, têm diminuído as opções para o animal efetuar a limpeza da pele em regiões que não alcançam a língua e ou a pata. “Estudos com os enriquecedores possibilitou verificar que os animais utilizam estes equipamentos com muita frequência”, destaca Luciandra.

Alimento biofortificado – Para agregar valor ao produto e produzir um alimento rico em nutrientes, foram realizados estudos para atingir alta qualidade do leite, desenvolvendo derivados biofortificados – ricos em vitaminas e minerais específicos.

O Pólo Regional Centro-Leste da APTA, em parceria com a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA/USP) e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/USP), experimentou aumentar a quantidade de Selênio e de vitamina E na ração animal. O resultado foi um leite enriquecido naturalmente com o dobro desses compostos.

“Os animais alimentados com a ração enriquecida produziu um leite que pode colaborar com a saúde humana, sendo melhor aproveitado pelo organismo em comparação ao alimento enriquecido no processamento industrial”, explica a pesquisadora do Pólo Apta Regional, Márcia Saladini.

Os produtos biofortificados na dieta humana atenderão as camadas menos favorecidas da população, complementando a nutrição de forma saudável, com baixo custo.

 

Lisley Silvério (MTb 26.194)
Jornalista – Assessora de Imprensa

Assistente Técnico de Pesquisa Científica e Tecnológica II
Instituto de Zootecnia
Secretaria de Agricultura e Abastecimento SP

Fone: (19) 3466.9434
E-mail: lisley@iz.sp.gov.br
www.iz.sp.gov.br

Redes sociais
:
www.facebook.com.br/institutodezootecnia
www.twitter.com/iz_sp_gov_br

Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA-SP)
Rua Heitor Penteado, 56, Centro, Nova Odessa (SP)
CP 60 | CEP 13460-000

Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp

 

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir