#NovembroAzulOficial            #NovembroAzul


NOTÍCIAS


09/06/2015

IZ disponibiliza publicação sobre controle de carrapatos nas pastagens

A edição faz parte do ciclo de palestras do 3º Workshop sobre controle de carrapatos

A segunda edição do livro de palestras sobre “Controle de carrapatos nas pastagens” do Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo, está disponível para download no site www.iz.sp.gov.br em Publicações. Nessa edição, além de pequenas atualizações realizadas em alguns textos, é apresentada na íntegra a palestra sobre o Uso de adubação de cobertura com ureia e o controle do carrapato.

Os carrapatos e as doenças transmitidas por carrapatos afetam a saúde animal e humana, sendo a causa de significantes perdas econômicas. Aproximadamente 10% das 867 espécies de carrapatos conhecidas, atualmente, atuam como vetores de uma ampla variedade de patógenos de animais domésticos e humanos.

Os carrapatos são ectoparasitos que se caracterizam por se alimentarem de sangue, seja qual for a família, gênero ou espécie. O carrapato mais comum encontrado parasitando bovinos no Brasil pertence à espécie Rhipicephalus (Boophilus) microplus, denominado de carrapato-do-boi. “Contudo, há outras espécies de carrapatos no pasto que merecem atenção do criador, como o Amblyomma, causador da doença febre maculosa, muitas vezes fatal em seres humanos”, explica a pesquisadora do IZ, Cecília José Veríssimo, coordenadora dos Workshops.

Florestas, pastagens sujas e presença de equinos são fatores favoráveis para a presença do carrapato do gênero Amblyomma, e o produtor, sabendo disso, poderá adotar algumas atitudes que desfavoreçam o encontro parasita x hospedeiro – cercar as matas que fazem fronteira com suas pastagens com tela que não permita a entrada de animais silvestres, roçar pastos altos, reformar as pastagens, e manter equinos da propriedade livres de carrapato.

A raça do bovino criada na propriedade é fator muito importante na dinâmica populacional do carrapato-do-boi. “Por isso, a seleção de animais resistentes e o descarte de animais suscetíveis é o caminho mais eficiente e duradouro para diminuir a infestação das pastagens”, ressalta Cecília.

A publicação contém, na íntegra, as palestras proferidas durante o 3º Workshop Controle de Carrapatos. Os assuntos em destaques são os fatores que afetam a fase de vida livre de carrapatos; a importância do monitoramento epidemiológico de carrapatos em região endêmica para Febre Maculosa Brasileira; história de sucesso no controle de Amblyomma sp. em área com ampla circulação de pessoas; controle biológico do carrapato dos bovinos Rhipicephalus microplus com a utilização de nematoides entomopatogênicos: conquistas e desafios; utilização de fungos entomopatogênicos para o controle de carrapatos; controle biológico do carrapato na pastagem: situação atual e perspectivas; e a adubação com ureia em pastejo rotacionado e seu efeito no controle do Rhipicephalus (Boophilus) microplus.

V Workshop - A pesquisadora também destaca o convite para o V Workshop Controle do Carrapato deste ano, com o tema “Vacina: Futuro ou realidade?”, previsto para 12 de agosto. A programação completa e as inscrições podem ser feitas diretamente em www.infobibos.com/carrapato.

 

Lisley Silvério (MTb. 26.194)
Jornalista – Assessora de Imprensa
Assistente Técnico de Pesquisa Científica e Tecnológica II
Instituto de Zootecnia
Secretaria de Agricultura e Abastecimento SP
Fone: (19) 3466.9434
E-mail: lisley@iz.sp.gov.br
www.iz.sp.gov.br

Redes sociais
:
www.facebook.com.br/institutodezootecnia
www.twitter.com/iz_sp_gov_br

Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA-SP)
Rua Heitor Penteado, 56, Centro, Nova Odessa (SP)
CP 60 | CEP 13460-000


__________________________________________________
Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br
www.facebook.com/agriculturasp

www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp


Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir