#NovembroAzulOficial            #NovembroAzul


NOTÍCIAS


20/08/2015

Sistemas Automatizados na Agropecuária é tema do 6º Encontro Científico de Produção Animal Sustentável do IZ (ECPAS)

O prazo para envio de resumos finaliza dia 30/8

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Zootecnia (IZ/Apta), realizará a 6ª edição do Encontro Científico de Produção Animal Sustentável (ECPAS), em 1º de outubro de 2015, em Nova Odessa (SP). O ECPAS é aberto a alunos, professores, pesquisadores, produtores rurais e interessados pelo assunto. O 6º Encontro será sobre “Sistemas Automatizados na Agropecuária”, assunto que parece futuro, mas já é presente e diretamente relacionado com a produção animal sustentável – enfoque no curso de mestrado do IZ.

O coordenador do ECPAS, pesquisador Ricardo Lopes Dias da Costa convida alunos, professores e pesquisadores, para a submissão dos resumos no 6º Encontro Científico de Produção Animal Sustentável até dia 30 de agosto nas áreas – Forragicultura e Pastagens, Genética e Melhoramento, Produção de Ruminantes, Produção de não ruminantes, Reprodução e Sanidade, Comportamento, Bem-estar e Ambiência. O melhor trabalho de cada um será escolhido por uma comissão julgadora e premiado no final do evento.

“O evento conta com quatro importantes abordagens, relacionadas à produção animal sustentável e a automatização, além de debates e premiações de trabalhos científicos”, destaca Ricardo.

De acordo com Ricardo, o tema automatização engloba máquinas, computadores, softwares que servem de apoio para a eficiência produtiva. “Atualmente, para o agronegócio, o importante é a precisão e eficiência. E o IZ tem desenvolvido pesquisas, utilizando os sistemas de automação para eficiência alimentar, comportamento e ambiência”, fala.

O Centro de Pesquisa em Bovinos de Corte do IZ, por exemplo, já utiliza o sistema GrowSafe desenvolvido no Canadá. O IZ é a primeira instituição brasileira de pesquisa a instalar esse Sistema. São alimentadores automáticos que registram, durante 24 horas, todos os dados relacionados ao consumo de alimento e comportamento dos animais. A Unidade de Ovinos do IZ, em Nova Odessa, já está com um sistema similar de medidores de consumo automáticos, e em breve começará os projetos.

O secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, salienta que as pesquisas desenvolvidas no Estado seguem as premissas estabelecidas pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, “que considera primordial levar ao produtor rural o fomento de novas tecnologias para a produção de uma agropecuária sustentável”. “Os sistemas automatizados e de fácil acesso ao produtor criará oportunidades impares no mercado da pecuária”, destaca Jardim.

No período da manhã serão realizadas duas palestras, debate e apresentação de pôsteres dos participantes. A palestra Predição de eventos reprodutivos com o uso da pecuária de precisão será ministrada pelo Pesquisador Bolsista de Desenvolvimento Científico Regional Embrapa/Fundect/CNPq Dr. João Batista Gonçalves Costa Jr (corrigida a informação sobre o pqc em 09/10/15), e a Sistemas de ordenha robotizados será apresentada pelo zootecnista Sidnei Nakashima, da De Laval.

Já à tarde, os temas abordados serão Uso de sensores na pecuária, com Ricardo Ribeiro dos Santos, professor na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e Termografia infravermelha como ferramenta para a pecuária de precisão, ministrada por Vanessa Peripolli, professora na Universidade de Brasília (UNB).

Os resumos em inglês enviados serão disponibilizados em um suplemento da revista científica do Instituto de Zootecnia – Boletim de Indústria Animal (BIA), no formato online.

Empresas também apresentarão seus serviços e produtos durante todo o evento.

Informações sobre programação, inscrição e as normas para o envio dos resumos acesse www.iz.sp.gov.br, clique no banner Ecpas para ser direcionado ao hotsite.

Sobre a PG/IZ – O curso de mestrado, 'Produção Animal Sustentável', possui três linhas de pesquisa direcionadas para profissionais das áreas de zootecnia, medicina veterinária, agronomia, biologia, bioquímica e outras afins, para proporcionar conhecimentos com vistas à produtividade animal, à qualidade do produto e aos impactos ambientais dessas atividades. É composta por professores doutores e pesquisadores científicos da Instituição. A pró-reitora é a Keila Maria Roncato Duarte, a coordenadora é a Cláudia Cristina Paro de Paz e o vice-coordenador é o Ricardo Lopes Dias da Costa.

Mais informações sobre o curso de PG pelo (19) 3466-9464 e email pgiz@iz.sp.gov.br. Inscrições, acesse: https://eventmaster.com.br/event/viecpas/site/content/o-evento 

LISLEY SILVÉRIO (MTb 26194)
Assessora de Imprensa
Fone: (19) 3466.9434
E-mail:
lisley@iz.sp.gov.br
www.iz.sp.gov.br

Redes sociais
:
www.facebook.com.br/institutodezootecnia
www.twitter.com/iz_sp_gov_br

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir