#cancerdemama            #outubrorosa


NOTÍCIAS


24/05/2016

Estudo com soja micronizada na nutrição de leitões poderá melhorar o aproveitamento da ração e baratear custos para o produtor rural

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Zootecnia (IZ/APTA-SAA), realiza estudo que pretende baratear os custos da ração na nutrição dos leitões. O objetivo é avaliar a substituição dietética do farelo de soja pela soja micronizada, que nada mais é do que um produto convenientemente processado, proveniente da soja integral com alto teor de proteína.

A pesquisa analisa
o desempenho e digestibilidade de leitões na fase inicial e posteriormente, os efeitos residuais nas fases de crescimento/terminação que envolvem o consumo alimentar residual (característica de eficiência alimentar calculado como a diferença entre o consumo observado e o consumo estimado levando-se em conta o peso metabólico e o ganho de peso), características de carcaça e a qualidade da carne. Apesar do projeto estar em andamento, espera-se que ao final seja possível encontrar o melhor nível de inclusão, do ponto de vista nutricional e econômico, da soja micronizada na dieta de leitões desmamados.

O estudo está sendo conduzido no Setor de Suínos e Aves
pertencente ao
Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Zootecnia Diversificada (CPDZD) do IZ em Nova Odessa e coordenado pelos pesquisadores Fábio Enrique Lemos Budiño, Carla Cachoni Pizzolante e Jose Evandro de Moraes. Também participam do projeto a pesquisadora Simone Raymundo de Oliveira da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Tanquinho (UPD) e as mestrandas do curso de Pós-Graduação em Produção Animal Sustentável do IZ Letícia Ferracioli e Larissa Carrion.

O estudo é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), teve início em novembro de 2015 e será finalizado em setembro de 2016. Para Fábio Budiño, “a avaliação da substituição do farelo de soja pela soja micronizada na nutrição dos leitões na fase da creche poderá contribuir no barateamento dos custos da ração para o produtor rural”.


Mais Informações:
Hélio Filho / Tatiana Kawakami
Instituto de Zootecnia
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Rua Heitor Penteado, 56.
CEP: 13460-000, Nova Odessa - São Paulo – Brasil
(19) 3476 - 9804
imprensa@iz.sp.gov.br 
www.iz.sp.gov.br


Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir