#NovembroAzulOficial            #NovembroAzul


NOTÍCIAS


25/11/2016

Vitrine de Tecnologia Sustentável do IZ fará parte do “Integrar para Crescer”

O conhecimento científico e de mercado serão difundidos nos principais eventos do setor agropecuário no Brasil com apoio do Terraviva Eventos e Verum Eventos.

A Vitrine de Tecnologia Sustentável, desenvolvida pelo Instituto de Zootecnia (IZ) será uma das atrações da plataforma “Integrar para Crescer”, criado para difundir exemplos de projetos tecnológico e de inovações agropecuários em todo Brasil.

O programa foi desenvolvido pelo Canal Terraviva, do Grupo Bandeirantes de Comunicação e pela Verum Eventos,m e busca unir empresas e instituições nacionais para ampliar práticas eficazes na atividade rural pelos meios de comunicação, levando a toda cadeia produtiva da carne, o conhecimento científico e de mercado para o desenvolvimento do setor. O lançamento ocorreu no dia 24 de novembro, na Associação Nacional de Pecuária Intensiva (Nova Assocon), em São Paulo (SP).

A Vitrine de Tecnologia Sustentável é um projeto do Governo do Estado de São Paulo, realizado pela Secretaria de Agricultura, por intermédio do Instituto de Zootecnia e da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), e terá foco no desenvolvimento e transferência de tecnologia em pecuária de corte e recuperação de áreas degradadas, por meio do uso da integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

O projeto prevê a implantação do sistema ILPF em uma área de 44 hectares que ficará dentro da Agrishow até 2028 e será de responsabilidade da Agência, por meio de seus polos regionais e do IZ, e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Meio Ambiente. O projeto total é estimado em R$ 3 milhões.

O projeto foi lançado em 28 de abril de 2016, com o objetivo da parceria é gerar, consolidar e promover tecnologias para a produção de bovinos de corte nas fases de recria e terminação em sistemas integrados. A expectativa é que na área sejam apresentadas oportunidades de uso eficiente do solo, considerando a recuperação de áreas degradadas ou em degradação e a renovação de áreas canavieiras.

De acordo com o secretário de Agricultura, Arnaldo Jardim, a Vitrine será uma amostra permanente de tecnologia, apresentando diversas formas de manejo e cultura, mas sempre demonstrando esse conceito de integrar a produção. “O espaço terá uma área de experimentação, com atividades desenvolvidas ao longo do ano e parcerias com o setor de insumos, tecnologias específicas. Será uma iniciativa muito relevante para introduzir o conceito da ILPF, ampliando a produtividade com qualidade e em harmonia com o meio ambiente, como nos orientou o governador Geraldo Alckmin”, disse.


Integrar_para_crescer_24112016 - Dra Renata Arnandes _IZ

Já a diretora do IZ, Renata Branco Arnandes, ressaltou que “a unidade de referência tecnológica deverá permanecer instalada por pelo menos 12 anos, para orientar técnicos, pesquisadores e acadêmicos interessados no assunto, além de empresas que queiram desenvolver pesquisas e sistemas tecnológicos sustentáveis”, pontuou.

Assim, como a Vitrine de Tecnologia, os principais eventos do setor agropecuário no Brasil – InterCorte, Beef Week, Dia do Produtor e Caminho do Boi com a curadoria da Beckhauser, além da Scot Consultoria –, passaram a fazer parte do setor de eventos do Canal Terraviva, unidade de negócios coordenada por Carla Tuccilio.

Integrar_para_crescer_24112016.jpg

Carla ressaltou a parceria do IZ, iniciada com a Intercorte, e disse que a parceria está fortalecida com a entrada da Vitrine de Tecnologia Sustentável ao projeto. A Secretaria de Agricultura, IZ e Apta, juntos, com o Terraviva Eventos “tornam-se uma união formidável, pois conseguimos levar a mensagem técnico-científica ao produtor. A grande importância da comunicação é disseminar essas tecnologias com nossas ferramentas de mídia e os eventos”, ponderou.

De acordo com Maria Cristina Tupinambá Bertelli, o projeto teve início neste ano e teve como primeiro fruto a fusão da Verum Eventos ao Canal Terraviva, formando o Terraviva Eventos. Havia um programa semanal que divulgava todos os eventos da Verum, formando um conteúdo riquíssimo e um interesse grande de parceiros. A ideia é integrar a cadeia da carne como um todo. “Com essa filosofia Integrar para crescer, estamos conseguindo trazer mais pessoas, para podermos trabalhar juntos com o pecuarista para que seu produto chegue ao consumidor.” 

Além dos consolidados eventos, parcerias com importantes organizações da pecuária como a Nova Asscon e a Scot Consultoria, permitirão, em 2017, que o Terraviva Eventos organize o InterConf e o Confina Brasil, sob curadoria e realização de seus respectivos fundadores.

Lisley Silvério (MTb. 26.194)

Assessora de Imprensa
Instituto de Zootecnia
Secretaria de Agricultura e Abastecimento SP
Fone: (19) 3466.9434
E-mail: lisley@iz.sp.gov.br
www.iz.sp.gov.br


 

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir