#NovembroAzulOficial            #NovembroAzul


NOTÍCIAS


07/12/2016

IZ trabalha o Teste de Eficiência Alimentar da raça Senepol para identificar animais mais eficientes

Os pesquisadores já deram a largada para nova etapa do Teste de Eficiência Alimentar 2017, com a chegada do novo grupo de animais

Visando identificar e fomentar o uso de animais mais eficientes na cadeia produtiva de bovinos de corte, o Instituto de Zootecnia (IZ), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizará nova bateria de teste de eficiência em 127 gados da raça Senepol em seis criadores.

Teste de Desempenho Senepol IZ

O objetivo é avaliar o desempenho dos animais quanto à eficiência alimentar, ganho de peso, precocidade reprodutiva e características de carcaça. Serão mensurados o desempenho e calculado o consumo alimentar residual dos animais. A primeira pesagem terá início dia 15 de dezembro de 2016.

Os pesquisadores utilizarão o Intergado, um equipamento que mensura e registra eletronicamente o consumo de alimento pelos animais. As informações geradas e que são utilizadas para identificar os animais que são realmente eficientes quanto ao aproveitamento dos alimentos.

Para compor o ranking dos animais, dentro do grupo de contemporâneos, além da característica de eficiência alimentar e do ganho de peso, são aliadas as avaliações por ultrassonografia de carcaça, as medidas corporais e as características reprodutivas.

A diretora do IZ, Renata Helena Branco Arnandes, explicou que o Instituto tem trabalhado para avaliar e atender a demanda da cadeia produtiva da raça, considerada nova e importante para o mercado, diante da excelente velocidade de crescimento, ganho de peso e adaptabilidade.

“O Instituto tem uma grande experiência em avaliação de animais em Teste de Eficiência. É importante ter animais da raça avaliados por nós, pois pensamos sempre no animal melhorado, focando cada vez mais uma pecuária sustentável”, destacou Renata.

De acordo com a diretora do Centro de Bovinos de Corte do IZ, pesquisadora Joslaine Noely Cyrillo, os animais Senepol são eficientes na utilização dos nutrientes. “Em resultados anteriores de testes com essa raça, os animais apresentaram pouca variabilidade quanto à eficiência alimentar, demonstrando homogeneidade dentro dos grupos de contemporâneos”, comentou.

Para o Secretário da Agricultura, Arnaldo Jardim, aumentar o conhecimento das características de bovinos, identificar e fomentar o uso de animais eficientes é fundamental para desenvolver a cadeia produtiva da carne. “Com a expertise em testes de eficiência e desempenho, o Instituto tem trabalhado para atender ao pecuarista, efetivamente, como preconizam as ações do governo de São Paulo, Geraldo Alckmin”, disse.


Por: Lisley Silvério

Assessora de Imprensa
Secretaria de Agricultura e Abastecimento SP
Instituto de Zootecnia
Fone: (19) 3476-9841

E-mail:
 lisley@iz.sp.gov.br
www.iz.sp.gov.br

 

 

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir