#cancerdemama            #outubrorosa


NOTÍCIAS


01/06/2017

No “Dia Mundial do Leite” o Instituto de Zootecnia enfatiza a pesquisa sobre o Leite A2

IZ destaca o projeto de seleção das raças Holandesa, Jersey e Girolanda para produção de leite A2.

No dia em que o mundo celebra o “Dia Mundial do Leite” pelos seus benefícios para a saúde humana, o Instituto de Zootecnia (IZ) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, enaltece a pesquisa paulista e brasileira na pecuária leiteira, destacando o projeto de seleção das raças Holandesa, Jersey e Girolanda para produção de leite A2. A data foi estabelecida em 2001, pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), para reconhecer a importância do leite como alimento global.

As pesquisas do IZ na pecuária de leite têm realizado a seleção por meio da genotipagem dos animais para os alelos da beta caseína A (A1 e A2), visando selecionar matrizes que produzam leite contendo a beta caseína A2, proteína altamente relacionada a benefícios decorrentes do consumo de leite à saúde humana, associada à manutenção dos níveis adequados de colesterol, manutenção de níveis glicêmicos e diminuição da incidência de alergia.

Bezerros IZ - leite A2Um dos principais objetivos, segundo o pesquisador Anibal Eugênio Vercesi Filho, é compor um rebanho que produza apenas leite com a beta caseína A2. As matrizes do rebanho tiveram o material genético coletado e este material vem sendo analisado pelo Laboratório de Genética Molecular do Instituto de Zootecnia. “Assim, em médio prazo, o IZ poderá fornecer leite contendo apenas a beta caseína A2, além de matrizes e reprodutores que passaram para seus descendentes essa mesma característica”, destaca.

Conforme explicou o pesquisador, o teste genético para Caseína A2 é semelhante ao teste de paternidade, coleta material biológico da vaca, extrai o DNA e através da genética molecular identifica a composição genética. No rebanho do IZ, estão utilizando vacas A2/A2 para produção de embriões e aumentar mais rapidamente a frequência do A2.

“Para que o IZ comece a ofertar tourinhos e leite A2, no mínimo, serão necessários cinco anos de composição do rebanho para atender à demanda”, esclareceu Anibal.

Anibal ainda enfatizou que não há uma legislação para o leite A2 – diferencial que deverá ser melhor aproveitado –, pois hoje o leite com proteína A2 é misturado aos demais, anulando sua vantagem. “Ao ponto que houver maior interesse pelo produto, com certeza a cadeia produtiva se organizará e os próprios agentes econômicos – produtores, cooperativas de laticínios e indústrias – exigirão legislações e mecanismos que agreguem valor a um leite diferenciado.”

Os pesquisadores, do Centro de Bovinos de Leite do IZ, estão empenhados no andamento do projeto do Leite A2, pois ao ter um leite que esteja relacionado à saúde humana, irá agregar valor ao produto e aumentar a rentabilidade da atividade.

Arnaldo Jardim, Secretário da Agricultura, destacou que “o nível tecnológico das pesquisas do IZ são de grande relevância para que a cadeia do leite produza com competitividade, visando à qualidade e segurança alimentar, conforme o Governador Geraldo Alckmin enfatiza nos programas de produção de alimentos de origem animal”.

Produção brasileira

A produção brasileira de leite foi de 35 bilhões de litros de acordo com os dados publicados pela pesquisa do IBGE de 2015.

Minas Gerais é o principal estado produtor de leite, tendo participação de 41% de toda a produção do Brasil. O Paraná mantém a segunda posição, com 19% da produção. Goiás foi o estado que apresentou maior aumento no número de produtores da listagem saltando de 8 para 12%. São Paulo é o quarto maior produtor do país, embora tenha, ao longo dos anos, perdido produtores (em 2001, respondia por 29% contra 10% em 2012). Outros grandes produtores de leite são os estados do Rio Grande do SulBahia e Ceará.

Por Lisley Silvério (MTb. 26.194)

Assessora de Imprensa
Instituto de Zootecnia
Secretaria de Agricultura e Abastecimento SP
Fone: (19) 3476-9841
E-mail: lisley@iz.sp.gov.br
www.iz.sp.gov.br


Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir