#NovembroAzulOficial            #NovembroAzul


NOTÍCIAS


14/11/2017

IZ integra o “Caminhos da Genética” na Intercorte em São Paulo

“Caminhos da Genética” é desdobramento do projeto "Caminho do Boi"

 

O Instituto de Zootecnia (IZ), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, participará da InterCorte no “Caminhos da Genética”, um desdobramento do projeto “Caminho do Boi”O IZ, parceiro neste evento, irá colaborar com o universo da genética na rotina do pecuarista, que ocorrerá de 15 a 17 de novembro, no WTC Golden Hall, São Paulo (SP).

 

Segundo a diretora do IZ, Renata Helena Branco Arnandes, o pecuarista terá acesso às informações,de forma fácil e clara, assegurando os avanços primordiais que permitam a continuidade do posicionamento do Brasil como detentor de genética bovina competitiva no mundo. “Nós vamos falar ao produtor o que ele tem que fazer para aumentar o seu lucro por hectare com qualidade”, destacou.

 

Com esse evento busca-se garantir a consolidação e a expansão do melhoramento genético animal, focando nas metodologias disponíveis para o progresso da bovinocultura, pensando na “Pecuária do Futuro”, que só será possível se os elos –Genética e Sustentabilidade – caminharem juntos, constituindo-se em elemento fundamental para o sucesso da cadeia produtiva de carne, fortalecendo-a como componente essencial do agronegócio brasileirodestaca Renata.

 

Renata detalha que genética está intrinsecamente relacionada aos três pilares da sustentabilidade ambiental, social e econômicaA sustentabilidade ambiental tem sido trabalhada por meio de diversas leis, a social está atrelada a qualidade de vida, incentivos e reconhecimentos de seus funcionários, já a sustentabilidade econômica está totalmente vinculada ao uso de animais melhorados geneticamente, senão não atingi os resultados esperados na produção pecuária”, detalhou Renata

 

Serão três dias de uma diversificada programação envolvendo os diversos elos da cadeia produtiva da carne, configurado como "Caminhos da Genética", que contará para os seis blocos temáticoscom mais de 30 debatedores, entre pesquisadores, técnicos, profissionais de programas de melhoramento genético e centrais, representante de associações de raças e pecuaristas discutirão os diversos aspectos que influenciam a genética bovina.

 

“Esses debatedores foram escolhidos com muito critério, pensando em atingir um objetivo futuro, pois estamos falando hoje de genética, mas pensando no futuro para uma pecuária eficiente e sustentável”, enfatizou Renata.

 

Para Arnandes, os profissionais tem noção do que tem que se fazer, e pensando nisso o IZ tem trabalhado o assunto em encontros para construir um roadmap da cadeia produtiva pecuária. “Para propor a pecuária do futuro, e saber o que precisa para chegar até lá, tem que se focar em sanidade, nutrição, genética, transferência de tecnologias aoprodutor e, também, analisar os sistemas produtivos integrados – integração lavoura pecuária (ILP), integração lavoura pecuária floresta (ILPF)”, detalhou.

 

“Com a Intercorte, o IZ entra no Caminho da Genética propondo aos pecuaristas o que tem que executar para que os programas de melhoramentosalcance essa pecuária do futuro, pois hoje os animais melhorados são mais acessíveis e o produtor conseguirá verificar os benefícios e a rentabilidade em sua fazenda, que chegam a aumentar a lucratividade dele em 40%”, ressaltou a pesquisadora.

 

Temas como animais de pista, aplicações práticas do melhoramento genético, o impacto do uso de animais melhoradores selecionados em testes de desempenho e eficiência alimentar, uso da genômica no campo, reprodução, produtividade, lucratividade e sustentabilidade na utilização de animais melhorados serão tratados em um formato dinâmico e interativo.

 

As pesquisadoras do IZ, Joslaine Cyrillo, Maria Eugênia Mercadante, e a diretora  Renata Branco serão debatedoras em três painéis

 

O primeiro, sobre “Animais na pista: beleza racial ou beleza funcional?” contará com o moderador Luiz Josahkian (ABCZ) e como debatedores Renata Branco (IZ), Ricardo Viacava - Nelore CV, Paulo Leonel (Nelore ADIR), e Luis Felipe Moura Pinto (vice-presidente de Marketing da Associação Brasileira de Angus).

 

O segundo bloco, com a abordagem “Aplicações práticas do melhoramento genético: índices, critérios de seleção, acasalamentos, cruzamentos, compra de touros e sêmen” terá o moderador José Bento (FZEA - USP) e os debatedores Joslaine Cyrillo (IZ), Luciano Penteado (Firmasa)Carlos Viacava - Nelore CV, Raysildo Lobo (ANCP), e Sérgio Junqueira Germano (ABCT).

 

Já no terceiro bloco, com o tema “O impacto no uso de animais melhoradores selecionados em testes de desempenho e eficiência alimentar, Carina Ubirajara (UFU) será a moderadora e os debatedores serão Maria Eugênia Mercadante (IZ); Cezar Franzon(CRV Lagoa), Luciano Borges (Rancho da Matinha), e Leonardo Souza (Qualitas). 


secretário Arnaldo Jardim, enfatizou que as ações do IZ, pautadas nas diretrizes do governador Geraldo Alckmin, busca promover uma pecuária competitiva e sustentável. “Difundir tecnologias em genética animal levará o pecuarista a  obter um produto diferenciado com rentabilidade e qualidade.”

 

A edição da InterCorte em São Paulo, terá ainda uma feira de negócios com a participação de empresas de referência na pecuária, que lançarão no evento suas inovações tecnológicas para tornar a pecuária cada vez mais produtiva e rentável.

 

Caminho do Boi

O “Caminho do Boi” foi criado para que os visitantes simulem o trajeto realizado pelo animal de corte – da fazenda ao varejo –, e conta com diversas estações que mostram cada etapa do processo de produção de uma carne de qualidade, como genética, sustentabilidade, sistemas produtivos, bem-estar animal, infraestrutura e manejo, pesquisa, inovação e conhecimento, gestão, sanidade, indústria, associativismo, mercado e carne. 


Para que cada um desses aspectos seja aprofundado e discutido, a cada edição da InterCorteSão Paulo haverá um dia destinado a uma estação do Caminho do Boi, começando pela Genética.


Sobre InterCorte


O evento vem percorrendo de forma itinerante alguns dos principais polos de pecuária brasileiros para levar informação, discussão e tecnologia aos produtores e antes de São Paulo já ocorreu em Cuiabá (MT), Ji-Paraná (RO), Campo Grande (MS), Araguaína (TO). “A InterCorte São Paulo convergirá todas as iniciativas que vêm sendo desenvolvidas ao longo do ano nesse grande movimento em prol da carne bovina, seja com a realização de eventos em diversos pontos do Brasil, seja com a campanha #SomosdaCarne, que tem um papel muito importante, especialmente neste momento em que o setor vem sendo desafiado”, destacou Carla Tuccilio, diretora do Terraviva Eventos.


A vice-presidente executiva da Beckhauser, Mariana Soletti Beckheuser, uma das idealizadoras do “Caminho do Boi”, acredita que o projeto vem se desdobrando para além de chamar a atenção para a importância da integração da cadeia produtiva, “mas também para permitir um olhar mais de perto para cada etapa envolvida numa produção de carne de qualidade dentro de uma proposta de pecuária sustentável em todos os sentidos - ambiental, social e economicamente”.


Segundo a organização do evento, já confirmaram presença na feira de negócios da InterCorte São Paulo as empresas e instituições, como ABCB Senepol, Agro Maripá, Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã, Assocon, Beckhauser, Brutale, Casale, CRI Genética, DeltaGen, GTPS, Illumina, Instituto de Zootecnia, IMAC, Matsuda, Mundial Bens, Nutron, Ourofino, Romancini, Rubber Tank, SBC Certificadora, Sociedade Rural Brasileira, Scot Consultoria, Toledo do Brasil, Trouw Nutrition e Wolf Sementes.


A realização é do Terraviva Eventos, com a curadoria de conteúdo da Assocon – Associação Nacional da Pecuária Intensiva e apoio do Grupo de Trabalho de Pecuária Sustentável, Sociedade Rural Brasileira, Acrimat – Associação de Criadores de Mato Grosso e IMAC – Instituto Mato-grossense da Carne.


Mais informações acesse http://intercorte.com.br/saopaulo. O World Trade Center de São Paulo fica na Avenida das Nações Unidas, 12551, no espaço Golden Hall.  

 

Por Lisley Silvério (MTb. 26.194)

Assessora de Imprensa
Instituto de Zootecnia
Secretaria de Agricultura e Abastecimento SP
Fone: (19) 3476-0841
E-mail: lisley@iz.sp.gov.br
www.iz.sp.gov.br
#institutodezootecnia


Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir