#cancerdemama            #outubrorosa


NOTÍCIAS


01/05/2018

IZ leva à Agrishow a produção sustentável de leite com o lançamento do espaço “Caminho do Leite” e do Laboratório móvel em Qualidade de Leite


Projetos desenvolvidos em sistemas de produção leiteira, agregando ganhos econômicos, sociais e ambientais em toda a cadeia produtiva do leite – foco do Instituto de Zootecnia (IZ/Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que estará à disposição do público na Agrishow 2018 - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que ocorrerá de 30 de abril a 4 de maio, em Ribeirão Preto (SP) com o espaço Caminho do Leite e o Laboratório móvel em Qualidade do Leite IZ. O IZ ainda promoverá, junto com o Terraviva Eventos, o Workshop “Caminhos do Leite”, na quinta-feira, 3, no Centro de Convenções da Cana-de-Açúcar – IAC.

Programa_Leite_Mais_IZOs visitantes irão caminhar pelo espaço e conhecer o processo da produção de leite nos Sistemas Integrados de Produção Leiteira realizados com animais das raças Holandesa PB, Gir, Girolando e Jersey. O espaço “Caminho do Leite” estará no estande da Secretaria da Agricultura com as ações de pesquisas nas áreas de nutrição e pastagens, comportamento e ambiência, melhoramento genético, sanidade e qualidade do leite.

Enilson Geraldo Ribeiro, pesquisador do IZ e diretor do Centro Experimental Central, explica que um sistema de produção leiteira é sustentável quando a produtividade e qualidade do leite e outras fontes de renda, dentro do sistema, geram maior renda ao produtor, além de proporcionar a mitigação dos gases de efeito estufa. “Os animais e as pessoas terão maior conforto, além de um convívio harmonioso com o meio ambiente.”

Segundo a diretora geral do IZ, Renata Helena Branco Arnandes, o sistema de produção sustentável é a alternativa ao produtor para aumentar a produtividade da terra, com padrões de preservação ambiental, agregando valor ao produto final. “O produtor deverá buscar o modelo que melhor adequar à atividade desenvolvida em sua propriedade”, destaca.

Para o secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Jardim, as tecnologias sustentáveis e produtivas trazem diversos benefícios para toda a cadeia do leite – do produtor ao consumidor. “Há redução de custos, produção mais rápida e o consumidor um leite de melhor qualidade. Além dos benefícios econômicos, o sistema ainda apresenta vantagens ambientais”, completa.

Durante o Workshop Caminhos do Leite haverá a assinatura de um acordo de colaboração técnica entre a APTA, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e o Canal Terraviva do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Para a diretora do IZ, é de extrema importância para os Institutos da Apta atingir os produtores em todo país com um canal do segmento agropecuário que terá papel fundamental na transferência de tecnologias a produtores que precisam melhorar as condições de produção de toda a cadeia. “Com isso atingiremos um dos nossos objetivos como instituição de pesquisa que é agregar valor à cadeia, favorecendo a geração de renda ao produtor”, reforça Renata.

Nesta edição da Agrishow 2018, o IZ recebe o apoio dos já parceiros nos trabalhos científicos do Instituto para a realização do espaço Caminho do Leite – CRV Lagoa, De Heus, e do GPB Leite (Grupo de Pecuaristas do Brasil) para o trailer do Laboratório de Qualidade do Leite IZ, que está inserido no Programa Leite Mais.

Lisley Silvério (MTb. 26.194)

Assessora de Imprensa
Instituto de Zootecnia
Secretaria de Agricultura e Abastecimento SP
Fone: 
(19) 3476-0841
E-mail: lisley@iz.sp.gov.br
www.iz.sp.gov.br

Redes Sociais
FB #institutodezootecnia
Twitter @iz_sp_gov_br
Instagram @institutodezootecnia

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir