NOTÍCIAS


09/01/2020

Dia do Leitor: confira dicas de livros publicados pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP!


A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo mantém em seus Institutos de Pesquisa, seis bibliotecas abertas ao público nas cidades de Campinas, São Paulo e Nova Odessa. Juntas, elas mantêm acervo com mais de 540 mil obras voltadas as áreas agronômicas, de sanidade, segurança alimentar e ambiental, tecnologia de alimentos, embalagens, zootecnia, economia, aquicultura e pesca, além de possuírem intercâmbio com bibliotecas do mundo todo. Os seis Institutos de Pesquisa ligados a APTA produzem ainda uma série de publicações técnicas relacionadas ao agronegócio e a transferência de tecnologia.

Conheça todas no site: http://www.apta.sp.gov.br/publicacoes-institutos

 

Mais informações sobre cada uma das bibliotecas:

Biblioteca do IAC

A biblioteca do IAC, criada em 1887, juntamente com a Imperial Estação Agronômica, por D. Pedro II, constitui um patrimônio de inestimável valor científico e tecnológico, tanto pela raridade quanto pelo número de documentos que compõem seu acervo. Uma das mais antigas e completas em Agronomia e ciências correlatas da América Latina, é formada por cerca de 280 mil documentos, englobando 33 mil títulos de livros, 82 mil boletins, 3 mil títulos de periódicos, além de outros materiais bibliográficos. Em sua coleção de obras raras, destacam-se: Species Plantarum, 1762 e Philosophia Botanica, 1763, de LINEU; Thesaurus Linguae Latinae, 1734, de STEPHANI; Lexicon Totius Latinitatis, 1827, de FORCELLINI; Voyage de L’Arabie Hereuse par L’Ocean Oriental, 1716, de LA ROQUE; Systema Rhyngotorum, 1803, de FABRICII; Les Macrolepidopteres du Glob, 1907, de SEITZ; Flora Brasiliensis, iniciada em 1833, de von MARTIUs e Plantarum Brasiliae, 1827, de POHL; os dois últimos autores participantes da Expedição Langsdorf, que percorreu o Brasil no século XIX.

Endereço: Av. Barão de Itapura, 1.481, Botafogo, Campinas, SP.
Atendimento ao usuário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

 

Biblioteca do IB

A biblioteca do Instituto Biológico possui um rico acervo composto por 100 mil itens de periódicos científicos e 8 mil livros. Além de abranger as suas temáticas de atuação institucional, caracterizada pelas áreas de sanidade, segurança alimentar e ambiental no agronegócio, possui publicações das áreas biológicas, saúde, humanas e sociais, refletindo os interesses dos seus primeiros pesquisadores. Além de atender aos pesquisadores, técnicos e pós-graduandos do Instituto Biológico, também atende aos usuários de universidades do Brasil e do exterior, bem como todos os interessados. O acervo de periódicos científicos pode ser consultado no link http://www.biologico.agricultura.sp.gov.br/sophia.biologico/

Além do empréstimo de publicações ao usuário institucional e a consulta ao público geral oferecemos os serviços de:

  • Comutação bibliográfica
  • Consulta ao Portal de Periódicos da Capes;
  • Empréstimo entre bibliotecas;
  • Levantamento bibliográfico;
  • Normatização e orientação para a elaboração de referências e citações em trabalhos científicos (artigos, monografias, dissertações e teses);

Endereço: Av. Cons. Rodrigues Alves, 1252, 3º andar, Vila Mariana, São Paulo, SP.
Atendimento ao usuário: de terça a quinta-feira, das 8h às 17h.
Tel.: 11-5087-1726/ 1727
biblioteca@biologico.sp.gov.br

 

Biblioteca ITAL

A Biblioteca do Ital é especializada em Tecnologia de Alimentos e Embalagem e atende público interno (pesquisadores, técnicos, estagiários e alunos de pós-graduação) e externo de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h, além de disponibilizar sistema informatizado de consulta dos títulos e descrições do material do acervo em http://biblioteca.ital.sp.gov.br/pergamum/biblioteca/. O acervo conta com 28.205 títulos, totalizando 95.078 exemplares (livros, folhetos, catálogos, artigos, teses e dissertações, monografias, normas, periódicos, relatórios técnicos, gravações de vídeo, CD-ROMs, DVDs, apostilas, anais de congressos, capítulos de livros, manuais técnicos, handbook, separatas de periódicos, boletins técnicos e projetos). Saiba mais em https://ital.agricultura.sp.gov.br/publicacoes.

Endereço: Av. Cônego Antônio Rocato, 140 | Av. Brasil, 2880, Jd. Chapadão, Campinas, SP.
Atendimento ao usuário: de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h.

 

Biblioteca do IEA

http://iea.contempory.com/scripts/bnportal/bnportal.exe/index#xsl=home

Seu acervo constitui em material histórico e patrimonial com publicações da Secretaria da Agricultura que datam desde 1929 (ESALQ) e revista Agricultura em São Paulo desde 1951 que, a partir de 2006, passou a ser denominada Revista de Economia Agrícola. Entre outros 4.531 títulos de revistas, 9.600 livros, 27.260 boletins, 172 mapas, 50 atlas.”

Nossa biblioteca fica no subsolo do prédio da SAA, e é aberta ao público.

Endereço: Praça Ramos de Azevedo, 254 -subsolo- República, São Paulo, SP.
Atendimento ao usuário: de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30.

 

Biblioteca do IZ

A Biblioteca existe desde a fundação do IZ. Em 29 de novembro de 1990 recebeu o nome de  “Geraldo Leme da Rocha”, homenagem feita ao saudoso pesquisador que contribuiu com a pesquisa agropecuária e valorizou muito o trabalho do bibliotecário. É uma das maiores bibliotecas especializadas na área de Zootecnia

Contém cerca de 12.000 livros e 3 mil periódicos (Anais, Boletins Técnicos, Revistas Cientificas e Jornal acadêmico)

O acervo é composto por obras da área de Zootecnia, subdivididas em: forragicultura e pastagem, bem-estar animal, ambiência, produção e nutrição animal.

Oferecemos serviço de COMUT – Comutação Bibliográfica, que visa atender pesquisadores, alunos e a comunidade científica na área de atuação.

Endereço: R. Heitor Penteado, 56, Nova Odessa, SP.
Atendimento ao usuário: de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.
Bibliotecária Responsável: Flávia Helena Felizardo
E-mail: biblioteca@iz.sp.gov.br

 

Biblioteca do IP

O Instituto de Pesca conta com uma Biblioteca temática em sua sede em São Paulo, aberta ao público, especializada nas áreas de biologia de peixes, limnologia, aquicultura, métodos de pesca, tecnologia de pescado, oceanografia física e biológica e poluição de águas doces e salgadas. O espaço leva o nome de um conceituado pesquisador científico da área, o Dr. Cirillo Eduardo de Mafra Machado.

O acervo é de 3.400 livros, 1.000 títulos de periódicos e 200 títulos de trabalhos de conclusão, cerca de 80% dos quais relacionados às áreas de concentração do Programa de Pós-graduação em Aquicultura e Pesca. Nos últimos anos, o IP obteve três financiamentos junto à FAPESP, através do Programa FAP-Livros, através do qual o acervo bibliográfico tem se mantido atualizado com a aquisição de títulos nacionais e importados. De 2010 a 2011, a Biblioteca passou por reformas, com recursos do tesouro do Estado, sendo remodelada com novo mobiliário.

A Biblioteca mantém parcerias com duas conceituadas bibliotecas da cidade de São Paulo, dotadas de extensa lista de títulos de livros e periódicos nas áreas de Aquicultura e Pesca: as bibliotecas do Instituto de Biociências e do Instituto Oceanográfico, ambas da USP. O empréstimo de livros e periódicos do acervo dessas bibliotecas pode ser feito ao corpo técnico e aos alunos do curso de Pós-graduação do IP por intermédio da Biblioteca do Instituto de Pesca. 

https://www.pesca.sp.gov.br/instituto/biblioteca

Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 455, Parque da Água Branca, Barra Funda, São Paulo, SP.
Atendimento ao usuário: de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.



Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir