#NovembroAzulOficial            #NovembroAzul


NOTÍCIAS


20/08/2008

IZ realiza Workshop de Bioética e Bem-Estar aplicados aos Animais de Produção (21/08/2008)

 

 

O evento já está com 230 inscrições confirmadas, entre estudantes e profissionais da área

 

O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA/SAA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), realizará amanhã, 21/8, o “1º Workshop de bioética e bem-estar aplicados aos animais de produção”, das 8 às 17 horas, em Nova Odessa (SP). O Workshop visa discutir questões de bioéticas e bem-estar na experimentação e na exploração econômica de animais de produção.

 

“Veterinários, zootecnistas, médicos, biólogos, farmacêuticos, agrônomos, filósofos e sociólogos têm seu lugar fundamental no aprimoramento de temas delicados e indispensáveis, como a responsabilidade técnica e controle da experimentação animal, além do bem-estar e suas perspectivas ao novo paradigma para a produção animal”, detalha o pesquisador do IZ, Dr Jackson Barros do Amaral, presidente do Comitê de Ética em Experimentação Animal do Instituto de Zootecnia.

 

O encontro irá proporcionar a inserção do Instituto de Zootecnia no novo cenário das preocupações de bioéticas e de bem-estar quanto ao tratamento dos animais de produção.

 

A pesquisa sobre bem-estar animal se iniciou por volta da década de 80 e, de acordo com o pesquisador, é necessário que toda instituição valorize essa ciência do bem-estar animal. “Esta preocupação é uma tendência mundial e no Brasil vem evoluindo de forma marcante, despertando os interesses sociais quanto a estas tendências”, afirma Jackson.

 

Segundo ele, na União Européia e nos Estados Unidos à preocupação com os métodos de criação e manejo dos animais de produção vem exercendo uma grande pressão sobre os criadores e abatedouros de animais, são obrigados a seguir normas de bem-estar animal para garantirem a venda de seus produtos.

 

Há três Princípios Éticos na Experimentação Animal, aceitos internacionalmente. Conhecidos como os “3Rs” Reduction, Refinement e Replacement (redução, refinamento e substituição), que consideram a necessidade de reduzir, refinar e substituir o uso de animais no ensino e na experimentação.

 

Jackson detalha que além destes princípios, há também as Cinco Liberdades do Bem-estar Animal. “Várias Leis asseguram estes princípios e estas liberdades, sendo que a mais recente no Brasil é a Resolução nº 879, de 15 de fevereiro de 2008, do Conselho Federal de Medicina Veterinária – CFMV”, diz.

 

As Cinco Liberdades foram estabelecidas na Inglaterra em 1999, pelo Comitê de Bem-estar de Animais de Produção (Farm Animal Welfare Committee apud MENCH, 1998): Liberdade Nutricional (os animais devem estar livres de fome, sede e desnutrição); Liberdade Sanitária (os animais devem estar livres de dor, injúrias e doenças); Liberdade Comportamental (os animais devem estar livres para expressar o comportamento natural de sua espécie); Liberdade Psicológica (os animais devem estar livres de medo e estresse); e Liberdade Ambiental (os animais devem estar livres de desconforto).

 

O workshop abordará diversas áreas da produção animal. No período da manhã, serão ministradas as palestras sobre Ética na experimentação com animais de produção com Dr. Jackson Barros do Amaral, Médico Veterinário e Pesquisador científico do IZ; e Dor, senciência e bem-estar nos animais de produção com Dr. Stélio Pacca Loureiro Luna, Médico Veterinário e Prof. Dr. FMVZ/ UNESP/Botucatu/SP e, ainda, é Membro da Comissão de Ética, Bioética e bem-estar animal do Conselho Federal de Medicina Veterinária.

 

Após o almoço, as palestras serão Perspectivas para o bem-estar animal na suinocultura com a Dra. Charli Ludtke, Médica Veterinária da Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA/Filial do Brasil/Rio de Janeiro/RJ); Manejo e bem-estar de animais de interesse zootécnico com Dr. Adriano Gomes Páscoa, Zootecnista do Grupo ETCO da FCAV/UNESP de Jaboticabal/SP; e a apresentação das Atividades do Comitê de Ética em Experimentação Animal do Instituto de Zootecnia por Dr. Jackson Barros do Amaral, Pesquisador Científico/Instituto de Zootecnia/SAA, criado há cinco anos.

 

O evento, destinado a médicos veterinários, zootecnistas, biólogos, engenheiros agrônomos, eticistas, técnicos de nível médio, estudantes e público de áreas afins, ocorrerá no auditório do IZ, localizado na rua Heitor Penteado, 56, Centro. Mais informações (19) 3466-9413 ou no site www.iz.sp.gov.br

 

Programa detalhado

8h00 às 9h00 - Inscrições e café

9h00 às 9h15Abertura - Dr. Paulo Bardauil Alcântara, Diretor Técnico de Departamento do Instituto de Zootecnia

9h15 às 10h00 - Ética na experimentação com animais de produção - Dr. Jackson Barros do Amaral, Médico Veterinário/Pesquisador Científico/Instituto de Zootecnia/SAA;

10h00 às 10h15 - Debate

10h15 às 10h45 - Intervalo

10h45 às 11h30 - Dor, senciência e bem-estar nos animais de produção - Dr. Stélio Pacca Loureiro Luna, Médico Veterinário/Prof. Dr. FMVZ/ UNESP/Botucatu/SP; e Membro da Comissão de Ética, Bioética e bem-estar animal do Conselho Federal de Medicina Veterinária.

11h30 às 11h45 - Debate

11h45 às 14h00 - Almoço

14h00 às 14h45 - Perspectivas para o bem-estar animal na suinocultura - Dra. Charli Ludtke, Médica Veterinária da Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA/Filial do Brasil/Rio de Janeiro/RJ);

14h45 às 15h00 - Debate

15h às 15h30 - Intervalo

15h30 às 16h15 - Manejo e bem-estar de animais de interesse zootécnico - Dr. Adriano Gomes Páscoa, Zootecnista/Grupo ETCO, FCAV/UNESP de Jaboticabal/SP;

16h15 às 16h30 - Debate

16h30 às 17h00 - Atividades do Comitê de Ética em Experimentação Animal do Instituto de Zootecnia - Dr. Jackson Barros do Amaral, Médico Veterinário/Pesquisador Científico/Instituto de Zootecnia/SAA;

17h às 17h15 - Debate

17h15 - Encerramento

 

 

Assessora de Comunicação Institucional - IZ
LISLEY SILVÉRIO - Jornalista resp.
Fone: (19) 3466.9434 Fax: 3466.9413
E-mail:
imprensa@iz.sp.gov.br | lisley@iz.sp.gov.br
www.iz.sp.gov.br
 

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir