#cancerdemama            #outubrorosa


NOTÍCIAS


22/01/2010

Dr. João José Assumpção de Abreu Demarchi participará da inauguração do Centro de pesquisa em bioetanol em Campinas (22/01/2010)

Hoje, dia 22 de janeiro de 2010 o pesquisador Dr. João José Assumpção de Abreu Demarchi do Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), representará o IZ na inauguração do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) em Campinas. O CTBE deverá reunir esforços de instituições de pesquisa de todo o país que atuam no desenvolvimento do bioetanol, inclusive laboratórios da iniciativa privada.

De acordo com informações do site oficial da FAPESP, CTBE nasceu a partir de um estudo que levantou os desafios da produção brasileira de etanol para os próximos 15 anos. O laboratório foi concebido em 2007 com investimentos de R$ 69 milhões e já possui pesquisas em andamento com o apoio da Fundação. Uma das metas do estudo é responder se será possível multiplicar por dez a produção atual de álcool até o ano de 2015 e de forma sustentável. O futuro montante equivaleria a 250 bilhões de litros anuais, o que seria suficiente para substituir 10% da gasolina consumida no planeta, de acordo com o estudo.

O CTB foi concebido de modo a abranger pesquisas relacionadas a todas as etapas de produção do etanol, desde a plantação até o desenvolvimento de motores automotivos.

Segundo o jornalista Fábio Reynol a abrangência dos trabalhos coincide com a do Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN), que deverá contribuir com o laboratório e também se beneficiar da sua infraestrutura. Essa é a opinião do professor da Universidade de São Paulo, Marcos Buckeridge, diretor científico do CTBE e coordenador da divisão de Biomassa do BIOEN. “Está se formando um sistema brasileiro de bioenergia que reunirá os trabalhos de uma elite de especialistas espalhados pelo país”, anuncia o professor.

Vale ressaltar que os esforços da pesquisa do CTBE estarão concentrados no desenvolvimento do etanol de segunda geração, produzido a partir da celulose da cana-de-açúcar que, acumulada no bagaço e na palha da planta, hoje não é aproveitada, embora corresponda a dois terços da biomassa disponível.

O CTBE será o local onde os pesquisadores de bioetanol poderão testar seus resultados em processos industriais e que deverão interagir com os engenheiros do laboratório e, assim, adaptar a pesquisa acadêmica às necessidades da indústria.

A cerimônia contará com a assinatura de acordos para desenvolver pesquisas conjuntas com o Imperial College London, da Inglaterra; com a Lund University, da Suécia; e com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
 

Pesquisador Dr. João José Assumpção de Abreu Demarchi

Para conferir mais informações sobre a inauguração do Centro de pesquisa em bioetanol em Campinas acesse o link abaixo:

http://www.agencia.fapesp.br:80/materia/11668/centro-de-pesquisa-em-bioetanol-e-inaugurado-em-campinas.htm

Texto adaptado do jornalista Fábio Reynol(1973), paulista da cidade de Campinas,  é jornalista e escritor. Trabalha como assessor de imprensa, redator para Internet e ghostwriter. Tem vários trabalhos, nenhum publicado, entre eles o livro-reportagem "A verdadeira história de Pedrinho Matador" escrito em parceria com a jornalista Patrícia Capovilla. Publicou, em fins de Novembro/2008, o livro "O vendedor de palavras — Crônicas de um país de tanga na mão e corda no pescoço".
Foto: Eduardo César

 
Publicado em 22/01/2010


Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir