#NovembroAzulOficial            #NovembroAzul


NOTÍCIAS


21/03/2011

IZ tem trabalhos aceitos no XVth International Congress on Animal Hygiene - Animal Hygiene and Sustainable Livestok Production (ISAH) 2011

No último dia 15 de março de 2011, o Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA) teve quatro trabalhos aceitos de pesquisadores do Centro de Bovinos de Leite para serem apresentados no XVth International Congress on Animal Hygiene - Animal Hygiene and Sustainable Livestok Production (ISAH) 2011 que ocorrerá em Viena, Áustria, entre os dias 03 e 07 de julho.

 

O tema principal do Congresso será "Saúde Animal e Produção Animal Sustentável" e engloba "a saúde em todas as novas e recentes pesquisas inovadoras em matéria de higiene animal, saúde, e bem-estar animal e produção animal sustentável".

 

Em particular, o foco recairá sobre as estratégias de prevenção contra o desenvolvimento e a disseminação de doenças e patógenos em animais, incluindo aquelas que representam um risco para a saúde humana (zoonoses), bem como a segurança alimentar como causa de infecções e contaminações introduzidas e transmitidas em pontos críticos ao longo da cadeia alimentar.

 

Os trabalhos, que serão apresentados na forma de resumos expandidos, fazem parte dos resultados das pesquisas realizadas sobre a ocorrência de resíduos de antimicrobianos no leite. Os danos causados à saúde pelo consumo de resíduos de antimicrobianos, principalmente no leite e carne, são representados pelo desencadeamento de fenômenos alérgicos em indivíduos sensíveis, efeitos tóxicos e carcinogênicos, alterações no equilíbrio da flora intestinal e pela seleção de bactérias resistentes ao tratamento com antimicrobianos. Outro trabalho que será apresentado e vem de encontro com os objetivos do Congresso é a demanda na pesquisa de bem-estar animal para os indicadores não invasivos de estresse por calor. O impacto da carga térmica no corpo do animal pode ser determinado pela observação da distribuição da temperatura da superfície usando termografia infravermelha como uma medida alternativa para investigar o ambiente e os processos fisiológicos associados ao conforto térmico e a saúde animal.

 

Os trabalhos foram desenvolvidos com apoio financeiro da FAPESP e tem coordenação e colaboração dos professores da pós graduação em "Produção Animal Sustentável" (Claudia |Rodrigues Pozzi, Juliana R. Pozzi Arcaro, Luciandra Macedo de Toledo, Luiz Alberto Ambrósio) alunos da pós graduação (Aline Francielle da Silva Santos, Fernanda Lucci Mucci, Lucas Eduardo Pilon, Lívia Castelani, Thiago Pereira Motta), bolsista Fundap: (Thamires Martins), Técnica de Apoio à Pesquisa (Mariana S. Miranda) Os trabalhos: Título: "Detection of antimicrobial residues in milk from cows with and without subclinical mastitis: microbiological testing", Título: "Intramammary infections in primiparous cows and

antimicrobials residues evaluation in milk postparturition", Título: "Microbiological profile and antimicrobial residues in milk samples of cows from farms of metropolitan region of Campinas - SP, Brazil", Título: "Infrared thermography as an alternative measurement of thermal comfort in dairy heifers".

 

Para mais informações:

Pesquisadora Claudia Rodrigues Pozzi

Centro Apta Bovinos de Leite

(19) 3466 9435
pozzi@iz.sp.gov.br

 

 

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir