#cancerdemama            #outubrorosa


NOTÍCIAS


25/10/2011

Pesquisador do IZ participou da Revista O BERRO

Na edição de outubro de 2011, o pesquisador respondeu quatro questionamentos de leitores interessados em ovinocultura, entre elas a pergunta da estudante de medicina veterinária Talita Tomadon que gostaria de saber quais são as raças mais importantes de ovinos no tocante à parte econômica e comercial. Cunha respondeu que “No Brasil temos dezenas de raças de ovinos, tanto para a produção de carne ou lã ou leite, assim como as raças de dupla aptidão, sendo que toda a raça tem sua importância tanto econômica como comercial dependendo dos objetivos e localização da criação”. Já a pergunta do Sr. Caio José foi referente a como identificar o cio nas carneiras e com quantos meses acontece o primeiro. Cunha relatou que o primeiro cio das ovelhas ocorre entre 5 a 7 meses de idade dependendo da raça. Argumenta que as raças deslanad'as são as mais precoces apresentando cio por volta de 5 meses de idade, já as raças lanadas são as mais tardias. “O cio das ovelhas é silencioso, sendo difícil de ser identificado, porem os animais apresentam agitação da causa e diminuição na ingestão de alimentos”.

 

Outra dúvida foi referente a ampliação da produção de ovinos e como deve lidar com o abater precoce. Segundo o pesquisador do IZ “A definição dos objetivos e metas de uma criação deve ser focada diretamente nas exigências acenadas pelo mercado. Hoje o mercado exige carcaças de animais jovens com uma leve cobertura de gordura. Por outro lado o confinamento de matrizes não é recomendado, pois o criador deverá ter amplo conhecimento sobre alimentação”.

 

A participação do pesquisador na coluna da Revista o BERRO termina quando ele fala sobre a questão da papeira presente em alguns ovinos. De acordo com Cunha a papeira indica a alta infestação de vermes, necessitando a aplicação de vermífugo. Os vermífugos devem ser aplicados somente quando necessários, não devendo fazer o uso rotineiro, pois provocam prejuízos aos animais, afirmou o pesquisador.

 

Para mais informações entrar em contato pelo telefone (19) 3466 9436 ou pelo e-mail cunha@iz.sp.gov.br

 

Eduardo Antonio da Cunha é Graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP/Brasil, e pesquisador Científico do Instituto de Zotecnia.

 

Revista O Berro através de uma eficiente rede de parceiros, oferece tecnologia e serviços de ponta, para que sua empresa possa se concentrar na atividade-fim e não na tecnologia que a apoia, deixando esta parte para especialistas em cada um dos assuntos necessários.Nossos serviços corporativos são diferenciados. Você não precisa se moldar aos nossos planos, nós é que ajustamos os serviços para que você tenha sempre a melhor relação de custo/benefício para suas operações online”. (Fonte: http://www.revistaberro.com.br/)

 

Serviços:

Instituto de Zootecnia

Fone: (19)3466-9400 - Fax:(19)3466-6415 – (19) 3466 9436 // cunha@iz.sp.gov.br

Rua Heitor Penteado, 56 - Nova Odessa, SP – Brasil

CEP 13460-000

zootecnia@iz.sp.gov.br

 

Acompanhe a Secretaria:

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir