#NovembroAzulOficial            #NovembroAzul


NOTÍCIAS


14/02/2012

Aluno da PG-IZ defendeu dissertação sobre Uso do Fosfato de Levamisol em vacas leiteiras e desempenho reprodutivo pós – parto

Aluno da Pós Graduação Alfredo José Ferreira de Melo do Instituto de Zootecnia da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (IZ/APTA/SAA), defendeu, no último dia 08 de fevereiro, às 8h30, no auditório do IZ, a dissertação de mestrado intitulada “Uso do Fosfato de Levamisol em vacas leiteiras e desempenho reprodutivo pós – parto”.

A banca foi composta pelos pesquisadores e professores Keila Maria Roncato Duarte, Fábio Monteiro e Daniel de Jesus C. de Oliveira.

Segundo Melo, na atividade leiteira, problemas como retenção de placenta, metrites e endometrites, que acometem o trato reprodutivo das fêmeas no período pós – parto, causam grandes prejuízos ao produtor, decorrente da queda na produção de leite, gastos com medicamentos, descarte do leite e baixo desempenho reprodutivo.

O aluno considerou que as patologias acima mencionadas geralmente estão relacionadas com o estado imunológico sistêmico do animal, diversos produtos com atividade imunoestimulante têm sido sugeridos para ser administrados, preventivamente, no período pré-parto. Neste trabalho, dois rebanhos leiteiros, formados por fêmeas bovinas Jersey e Holandesas, foram utilizados no intuito de avaliar a ação benéfica do Fosfato de Levamisol, medicamento comumente utilizado para o controle de parasitas e que provoca, dentre outros, um aumento na atividade imunológica. Os animais receberam Fosfato de Levamisol (Ripercol L 150 F – FortDodge Saúde Animal) na dosagem de 3,5 mL por kg de peso vivo em  duas aplicações no pré-parto.

Ainda, segundo o mestrando, as amostras de sangue foram coletadas quinzenalmente para quantificar a concentração de imunoglobulinas G no soro pelo método de imunoafinidade. Adicionalmente, foram analisadas diversas variáveis reprodutivas (período de serviço, taxa de concepção, incidência de patologias reprodutivas).

O estudo foi finalizado com dados que foram analisados utilizando métodos de estatística não paramétrica. Não houve diferenças entre os animais tratados e os que receberam o placebo. Foi concluído que o uso de Fosfato de Levamisol no período pré-parto não altera a atividade imunológica nem o desempenho reprodutivo dos animais.

Em breve o estudo poderá ser conferido na íntegra no site do IZ – www.iz.sp.gov.br.

Para mais informações pgiz@iz.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 3466 9464
 

Assessora de Comunicação Institucional e Imprensa - IZ
LISLEY SILVÉRIO - Jornalista resp.
TATIANA KAWAKAMI – Publicitária
AMANDA DENADAI – Estagiária Publicidade

Fone: (19) 3466.9434 Fax: 3466.9413
E-mail:
lisley@iz.sp.gov.br
www.iz.sp.gov.br
 
Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA-SP)
Rua Heitor Penteado, 56
CP 60 CEP 13460-000
Nova Odessa (SP) 

Redes sociais SAA: Twitter, Facebook, YouTube e Flickr
http://twitter.com/agriculturasp
http://www.facebook.com/agriculturasp
http://www.youtube.com/agriculturasp
http://www.flickr.com/photos/

Publicado em 14/02/2012

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir