#NovembroAzulOficial            #NovembroAzul


NOTÍCIAS


20/03/2012

Workshop - Pesquisadores do IZ e parceiros falaram de manejo, reprodução e alimentação na ovinocultura

 
No último dia do “Workshop sobre produção sustentável de ovinos”, coordenado pelo Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que ocorreu no auditório da 9ª Feira Internacional de Caprinos e Ovinos (Feinco), no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP), foi discutido assuntos sobre reprodução eficiente, mercado e alimentação.
 

O coordenador do workshop, pesquisador Ricardo Lopes Dias da Costa, do Instituto de Zootecnia, explanou sobre “Reprodução eficiente em diferentes sistemas de produção”. Para ele a reprodução deve ser eficiente e atender os objetivos da criação.

 

“Por isso a importância de se ter um planejamento com objetivos e metas bem definidas. Trabalhar com técnicas de manejo e biotecnologias da reprodução também é imprescindível no sucesso da produção de ovinos”, fala Ricardo.

 

Para o pesquisador, a reprodução é o elo mais sensível da cadeia produtiva. Deve-se ter muita atenção nessa etapa. “O programa acelerado de parição pode ser introduzido em diferentes sistemas, atendendo desde metas simples até as mais ambiciosas, de um modo fácil, porém mantendo um rígido controle zootécnico, um dos maiores obstáculos na ovinocultura”, reforça.

 

O palestrante convidado para o Workshop, Gustavo Luis Ming Martini, da MARFRIG, ministrou sobre o tema “Mercado e avaliação econômica na terminação de cordeiros”. “A situação do mercado de carne ovina aponta três tendências mundiais de demanda - o aumento do número de consumidores, aumento do poder aquisitivo das pessoas e a contínua busca pela qualidade na alimentação.”

Para a terminação dos cordeiros, Gustavo reforçou que o confinamento colabora com a redução da idade para abate e aumenta a disponibilidade de áreas de forragem para as demais categorias de ovinos. “Torna-se uma alternativa para o incremento na oferta regular de produto, e agiliza o retorno do capital aplicado. Além de permitir a produção de carne de qualidade durante todo ano, a padronização do lote e o aumento da produtividade”, afirma.

 

O pesquisador Mauro Sartori Bueno do IZ finalizou o Workshop com o tema “Alimentos e alimentação nas diferentes categorias – dietas tradicionais e alternativas”. A palestra focou a maioria dos alimentos volumosos e concentrados utilizados na alimentação dos ovinos.

Ele mostrou o valor nutritivo dos diversos alimentos e a combinação destes para formular dietas para cordeiros, ovelhas, borregos e carneiros reprodutores.

 

“É importante produzir volumosos – gramíneas e leguminosas – de boa qualidade na propriedade e comprar subprodutos regionais – resíduos da agroindústria, polpas úmidas de frutas, resíduo de cervejaria – tudo com bom preço”, destaca Mauro.

 

O Workshop foi direcionado à zootecnistas, engenheiros agrônomos, médicos veterinários, técnicos em agropecuária e criadores de ovinos.

 

Exposição IZ – Durante toda a semana da Feinco, a Secretaria de Agricultura, através do IZ, disponibilizou funcionários capacitados para informar sobre as áreas de trabalho e pesquisas científicas IZ, e também tirou dúvidas do público em geral. Os participantes também conheceram as raças de ovinos do IZ – Morada Nova e Dorper.

 

 

Assessora de Comunicação Institucional - IZ

LISLEY SILVÉRIO - Jornalista resp.

TATIANA KAWAKAMI - Publicitária

Fone: (19) 3466.9434 Fax: 3466.9413

E-mail: imprensa@iz.sp.gov.br  | lisley@iz.sp.gov.br 

www.iz.sp.gov.br  

 

Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA-SP)

Rua Heitor Penteado, 56

CP 60 cep 13460-000

Nova Odessa (SP)

 

 

Redes sociais SAA: Twitter, Facebook, YouTube e Flickr
http://twitter.com/agriculturasp
http://www.facebook.com/agriculturasp
http://www.youtube.com/agriculturasp
http://www.flickr.com/photos/agriculturasp

 

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir