#cancerdemama            #outubrorosa


NOTÍCIAS


05/06/2012

OPG - Instituto de Zootecnia realiza treinamento sobre exame de fezes em pequenos ruminantes

Atualmente, o maior problema no controle da verminose é a resistência que os nematóides, em especial Haemonchus contortus, o mais patogênico deles, adquire contra os anti-helmínticos. Para trabalhar o assunto, será realizado no Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), da Secretaria da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, no dia 06 de julho de 2012, em Nova Odessa, SP, o “V Treinamento de OPG”.

 

Exclusivo para médicos veterinários e estudantes de medicina veterinária, o Treinamento em Exame de Fezes (OPG) em Pequenos Ruminantes, visa treinar profissionais que já trabalham ou pretendem trabalhar com ovinos e caprinos.  Ocorrerão somente aulas práticas, onde o participante aprenderá a efetuar o exame.

 

“O lançamento de novos princípios ativos de vermífugo no mercado tem sido, cada vez mais raro e, mesmo sem contato, já poderão existir vermes resistentes antes da introdução de novas moléculas”, destaca a coordenadora do curso, pesquisadora do IZ Cecília José Veríssimo.

 

Devido a este fator, diz Cecília, “o exame para a contagem de ovos dos helmintos nas fezes, conhecido por suas iniciais OPG (ovos por grama de fezes), é extremamente necessário, para saber se o vermífugo está sendo eficaz”.

 

“Identificar e selecionar animais resistentes à verminose, identificar e descartar os susceptíveis, são outras vantagens da realização do exame, uma vez que o descarte orientado favorece o lucro do produtor de ovinos.

 

O produtor também deve analisar se é, realmente, a verminose que afeta os animais, ou outra doença, como cooccidiose ou eimeriose. “É extremamente importante para o diagnóstico diferencial”, afirma Cecília.

 

Controle de verminose - No dia 05 de julho, haverá o curso sobre Controle da Verminose em Pequenos Ruminantes, com aulas teóricas e práticas sobre o assunto. Se desejar  participar dos dois eventos haverá desconto na inscrição.

 

Informações sobre a inscrição e local do evento no site  www.iz.sp.gov.brou pelo telefone (19) 3466 9455 e (19) 3466 9413.

 

 

Assessora de Comunicação Institucional - IZ

LISLEY SILVÉRIO - Jornalista resp.

Fone: (19) 3466.9434 Fax: 3466.9413

E-mail: imprensa@iz.sp.gov.br  | lisley@iz.sp.gov.br 

www.iz.sp.gov.br  

 

Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA-SP)

Rua Heitor Penteado, 56

CP 60 cep 13460-000

Nova Odessa (SP)

 

 Publicado em 05/06/2012

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir