#cancerdemama            #outubrorosa


NOTÍCIAS


07/12/2012

Pesquisador do IZ interage com Universidade do RJ e Instituto Federal do ES

Além de banca de defesa de tese, o pesquisador do IZ é integrante da equipe da UENF na unidade de produção de ovinos

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo tem sido representada pelo Instituto de Zootecnia (IZ/APTA) em diversas áreas. Recentemente, o pesquisador do IZ, Ricardo Lopes Dias da Costa, foi banca de defesa de uma tese de doutorado e de duas dissertações de mestrado na área de reprodução e melhoramento de ovinos. Outro ponto importante é a participação no grupo de pesquisa e formação da Unidade Demonstrativa de Ovinos da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), em Campos dos Goytacazes (RJ).

O pesquisador do IZ foi banca nas defesas de projeto das mestrandas Dayana Rangel Falcão Almeida com o projeto “Caracterização da diversidade genética de ovinos da raça Santa Inês do Espírito Santo por meio de marcadores microssatélites” e de Amanda Silva de Azevedo com o projeto “Identificação de regiões do genoma associados às características de carcaça de ovinos Santa Inês e cruzadas com Dorper”. Além da banca do doutorando de Carlos Humberto Sanson Moulin que defendeu a tese “Efeito da suplementação com gordura protegida na qualidade da carne de borregos”. A tese de doutorado é parte de um projeto do qual o IZ, através do pesquisador Ricardo Lopes, é co-autor. “Artigos já foram produzidos e estão sendo encaminhados as Revistas Científicas”, diz Ricardo.

Aproveitando o encontro com os profissionais da UENF e do Instituto Federal de Alegre, Ricardo ainda discutiu sobre projetos com ovinos e caprinos que serão realizados no IZ e no Campus de Alegre, nas áreas de reprodução de ovinos machos, e sobre comportamento animal com borregos. “Os trabalhos desenvolvidos no IZ estarão sob responsabilidade da equipe de ovinos e o IFES de Alegre seremos co-autores”.

O conhecimento científico da área de ovinocultura do IZ ultrapassa fronteiras ao colaborar com a difusão de tecnologia na Universidade e no Instituto Federal, o projeto visa à produção rentável e sustentável de ovinos, com todo o apoio técnico necessário.

De acordo com a Universidade, a Unidade Demonstrativa de Produção e Reprodução de Ovinos, ligada ao Laboratório de Reprodução e Melhoramento Genético Animal (LRMGA) da UENF, recentemente inaugurada, será responsável por todo o levantamento de custo da produção e deverá oferecer aos produtores, técnicas reprodutivas como inseminação artificial, transferência de embriões e melhoramento de matrizes. Também oferecerá orientação quanto à utilização de capim e uso reduzido de vermicidas.

Como não é missão dos pesquisadores e técnicos da Universidade visitar as propriedades para prestar assistência técnica, a ideia da Unidade Demonstrativa é criar condições para que os criadores visitem a UENF e conheçam na prática formas viáveis de melhorar o rendimento de sua produção, implementando as técnicas utilizadas.

Além do pesquisador do IZ Ricardo Lopes, a professora Aparecida de Fátima Madella, do Instituto Federal do Espírito Santo também faz parte da equipe. A ideia de implantar a Unidade é decorrente de um levantamento feito pelo professor Ângelo Burla Dias, pesquisador do Laboratório de Reprodução e Melhoramento Animal (LRMGA/UENF), sobre a atividade na região.

LISLEY SILVÉRIO - Jornalista resp.
TATIANA KAWAKAMI - Publicitária

Assessoria de Comunicação Institucional e Imprensa - IZ
Fone: (19) 3466.9434
E-mail:
lisley@iz.sp.gov.br
www.iz.sp.gov.br

Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA-SP)
Rua Heitor Penteado, 56
CP 60 CEP 13460-000
Nova Odessa (SP)

Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir