#NovembroAzulOficial            #NovembroAzul


NOTÍCIAS


25/03/2013

IZ realizou 2º curso de Inseminação Artificial em Bovinos

Com o objetivo de capacitar os alunos para o emprego da biotecnologia, o Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, realizou de 20 a 22 de março, o 2º Curso de Inseminação Artificial em Bovinos, na unidade Laboratório de Reprodução e Sanidade do IZ em Nova Odessa (SP).

 

Segundo a pesquisadora do IZ, Rita Maria Ladeira Pires, a técnica de inseminação artificial em bovinos pode ser definida como deposição mecânica do sêmen no útero da vaca, através de equipamentos apropriados, com a finalidade de concepção.

 

A inseminação artificial tem por vantagens a multiplicação de animais geneticamente superiores, maior número de descendentes por touro, aumento de produtividade, menor custo por concepção, prevenção de acidentes com vacas, possível escolha do sexo, melhoramento genetico do rebanho, produção de bezerros do mesmo touro em vários locais  ao mesmo período, controle  zootécnico do rebanho, controle sanitário da reprodução, padronização do rebanho, uso de touros após a morte ou incapacitados, com um único ejaculado pode fecundar centenas de vacas.

 

Esse foi o segundo treinamento de 2013, coordenado pela pesquisadora do IZ Rita Maria Ladeira Pires e pelo mestrando da Unesp Eduardo Trevisol, que tem como público alvo produtores, técnicos agrícolas, estudantes e interessados.

 

Para a participante Paula Margareth Silva Souza que é pecuarista, considerou “o evento ótimo, pois ensinou exatamente o que precisava para aplicar a técnica na propriedade”. Leandro Ferreira da Silva, proprietário e consultor “o curso foi muito bom, dinâmico, envolvente e facilitou o aprendizado. Já para o comerciante produtor (pecuária) Paulo César Vigniola o curso também foi ótimo, mas acredita que se tiver mais prática seria melhor.

 

Os participantes tiveram aulas de introdução a inseminação artificial, noções de anatomia e fisiologia da reprodução de fêmeas bovinas, aula prática nas peças anatômicas, manipulação de botijão e sêmen congelado (teoria e prática). Para finalizar o curso houve uma avaliação e entrega de certificados.

 

 

LISLEY SILVÉRIO - Jornalista resp.

TATIANA KAWAKAMI - Publicitária
Assessora de Comunicação Institucional e Imprensa - IZ

Fone: (19) 3466.9434 
E-mail: 
lisley@iz.sp.gov.br 
www.iz.sp.gov.br 

Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA-SP)
Rua Heitor Penteado, 56
CP 60 CEP 13460-000
Nova Odessa (SP)

 

Acompanhe a Secretaria: 
www.agricultura.sp.gov.br 
www.twitter.com/agriculturasp 
www.flickr.com/agriculturasp 
www.youtube.com.br/agriculturasp

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir