#cancerdemama            #outubrorosa


NOTÍCIAS


30/04/2014

Uberaba (MG) - Pesquisadores do IZ participarão da 80ª EXPOZEBU

Os pesquisadores do Instituto de Zootecnia (IZ/Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo – Aníbal Eugênio Vercesi Filho, Lenira El Faro Zadra, Flávia Fernanda Simili e Cláudia Cristina Paro de Paz –, participarão oficialmente da 80ª Expozebu. O evento ocorre de 3 a 10 de maio, na Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), no Parque Fernando Costa, Uberaba (MG).

 

A visita à feira abre possibilidades para parcerias com produtores e empresas, agrega idéias para futuras pesquisas, além da divulgação do Instituto junto à cadeia produtiva de bovinos. Serão apresentados animais e insumos para produtores brasileiros e, também, produtores de países das Américas Central e do Sul, África e Ásia.

 

Dentre as diversas atividades, envolvendo o Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL), haverá a divulgação do Sumário de Gir Leiteiro e Touros Guzerá – composto pelos touros avaliados pelo Teste de Progênie, e os tourinos que formarão a nova bateria de avaliação genética pelo Pré Teste.

 

A equipe da ABCZ envolve pesquisadores do IZ, Unesp-Jaboticabal, UFRGS, UFMG, Cenargen, Embrapa Gado de Leite, Embrapa Informática Agropecuária de Campinas e FAZU.

 

PNMGL – Os pesquisadores do IZ, Aníbal Vercesi e Lenira El Faro são convidados oficiais – já participam efetivamente das atividades do Programa da ABCZ, que envolvem o PNMGL – mais importante projeto de melhoramento genético da raça zebuína, que traz benefícios a todos os produtores de leite tropical do país e do mundo. Anibal também é diretor técnico da ABCGIL – Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro.

 

Com a evolução do PNMGL, a raça tornou-se, segundo Aníbal Eugênio, a mais importante para a produção de leite na região tropical do planeta. “Além de ser utilizada como raça pura, é o principal recurso genético zebuíno utilizado como base para cruzamento de raças europeias.”

 

De acordo com o Aníbal, atualmente, cerca de 80% do leite produzido no país são de rebanhos mestiços com grande influência da raça Gir Leiteiro. “Segundo a ASBIA 2013, foram comercializadas mais de 680 mil doses de sêmen de Gir Leiteiro, representando mais de 40% do sêmen nacional comercializado para leite. É a raça que mais exportou sêmen, cerca de 70% do total exportado.”

 

O evento é oportuno para a equipe de pesquisadores do IZ – Lenira El Faro Zadra coordenadora do projeto, Aníbal Eugênio Vercesi Filho e Glayk Humberto Vilela Barbosa, aluno de mestrado do IZ –, pois este ano foi aprovado pela FAPESP o projeto “Estudo de características ligadas ao balanço energético e suas associações com características produtivas e reprodutivas em primíparas da raça Gir Leiteiro”. Isso marca uma relevante parceria entre o IZ e a ABCGIL na difusão dessa tecnologia.

 

Tecnologia IZ – Este é um projeto piloto para ampliar os estudos na qualidade do leite e do leite funcional na área de melhoramento genético de bovinos leiteiros, iniciando também a prospecção de medidas que estejam relacionadas aos eventos reprodutivos para a raça Gir Leiteiro.

 

A questão da qualidade do leite, explorando as vantagens de um leite mais saudável para a saúde humana vem ganhando importante destaque nos mercados consumidores nacionais e internacionais. Nesse sentido, as raças zebuínas caracterizam-se como importantes recursos genéticos que necessitam ser profundamente estudados.

 

Espera-se obter com este projeto inicial, ainda com pequeno número de animais, informações ligadas ao comportamento produtivo e reprodutivo de vacas da raça Gir Leiteiro, em condições de pastejo rotacionado.

 

Sobre a Feira - Segundo organizadores do evento, a Expozebu é uma das três maiores feiras que acontecem no planeta, em se tratando de volume de negócios e dimensão da feira. Nela se apresentam produtores e representantes nacionais e internacionais, de diversos setores, como de ordenhadeiras, resfriadores, bretes, fertilizantes, implementos agrícolas, mudas e novas cultivares, além de sistemas, como Integração Lavoura-Pecuária, rotacionado de pastagens, de irrigação, entre outros, e as demonstrações dos mesmos.

Ainda serão realizados concurso leiteiro, leilão de animais puros de origem, workshop de melhoramento genético, julgamentos de diversas raças, apresentação do Programa Leite Legal, além de oficinas de culinária, exposição de telas a óleo, apresentações musicais.

Para 2014, a Expozebu tem como novidade a “ExpoZebu Dinâmica”, que terá uma grande concentração de soluções tecnológicas, equipamentos e insumos, de regionais à internacionais, para melhorar o desempenho e renda na produção de carne e leite.

Lisley Silvério (MTb 26.194)
Jornalista – Assessora de Imprensa
Diretoria Técnica de Departamento
Instituto de Zootecnia
Secretaria de Agricultura e Abastecimento SP

Fone: (19) 3466.9434
E-mail: lisley@iz.sp.gov.br
www.iz.sp.gov.br

Redes sociais
:
www.facebook.com.br/institutodezootecnia
www.twitter.com/iz_sp_gov_br

Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA-SP)
Rua Heitor Penteado, 56, Centro, Nova Odessa (SP)
CP 60 | CEP 13460-000

Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir