#cancerdemama            #outubrorosa

PUBLICAÇÕES >> Boletins Técnicos
Boletim Técnico IZ 50 - Manejo de ordenha: práticas necessárias para a obtenção de um leite com qualidade

Autores
Pesquisadores do CAPTA Bovinos de Leite

Resumo

Boletim Técnico IZ 50 - Manejo de ordenhaA preocupação com a qualidade dos produtos alimentícios oferecidos à população é atual e cada vez mais ampla, não só da parte dos órgãos de governo, mas também das indústrias processadoras.
 
Quando nos referimos aos órgãos governamentais, a qualidade, quando o alimento é de origem animal, está relacionada a aspectos como a sanidade e o oferecimento de produtos saudáveis e seguros à saúde pública do ponto de vista higiênico-sanitário. No caso da indústria, a expansão do comércio destes produtos está estreitamente relacionada com a sua qualidade. Existem regulamentos que controlam a produção e o comércio de ovos, mel, carne e leite, alimentos amplamente reconhecidos pelo alto valor nutritivo.
 
Quanto ao leite, a mesma composição que o torna um alimento de importância às pessoas também o faz um meio excelente para a multiplicação de diversos microrganismos. Uma questão é comumente esquecida por técnicos e demais profissionais que trabalham com o leite dentro da indústria processadora: será que a maneira como ele é retirado do animal e o seu processo de conservação dentro da propriedade estão sendo conduzidos de forma adequada? As condutas realizadas na propriedade não estão influenciando a qualidade do produto que é oferecido ao consumidor?
 
O objetivo deste Boletim Técnico é fazer algumas considerações sobre as melhores práticas de obtenção do leite e como efetuar um manejo de ordenha adequado com intuito de obter um produto final de qualidade, de modo a ajudar os produtores, técnicos e demais pessoas envolvidas com a atividade leiteira.
 
 
Para informações de como adquirir clique aqui.

Veja todas as publicações



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir