BIOMETRIA TESTICULAR EM TOURINHOS GIR, GUZERÁ, NELORE E CARACU
Autores
Edison Valvasori, José Benedito de Freitas Trovo, Mauro Procknor e Alexander George Razook
Resumo
Foram obtidas informações sobre medidas da circunferência escrotal (CE) e pesos, de 143 tourinhos das raças Gir (13), Guzerá (54), Nelore (61) e Caracu (15). As idades e os pesos médios no início do experimento eram respectivamente 259 dias e 189 kg.
Colheram-se informações em seis intervalos regulares de 56 dias, até a idade aproximada de vinte meses. Os efeitos idade inicial, peso por ocasião da medida e raça apresentaram influências significativas (P < 0,01) em todas as medidas da CE. As correlações entre os pesos tomados por ocasião das medidas e a CE foram positivas, apresentando valores de medianos a altos, com tendência a diminuir com o aumento do peso vivo; esse fato evidencia que os pesos não se encontram totalmente associados com a CE, principalmente em idades mais avançadas.
Um maior aumento na CE foi observado quando os animais apresentavam idades próximas dos doze aos catorze meses, sugerindo ser a época em que atingiram a puberdade. As correlações entre as diversas medidas da CE tenderam a ser maiores em idade mais avançadas. A raça Caracu foi, em geral a que apresentou maior CE, e a Nelore a menor, as maiores diferenças foram observadas entre a raça Caracu e as zebuínas, do que nessas últimas entre si.
B. Indústr. anim. (BL ISSN 0067-9615), Nova Odessa, SP, 42(2):155-166, jul/dez 1985
Veja todas as publicações