PUBLICAÇÕES >> Resumos de Trabalhos
Efeito da seleção para peso pós-desmama e de raças no rendimento em cortes da carcaça e na qualidade da carne de bovinos

Autores
Romeu Fernandes Nardon, Alexander George Razook, Alexandre Amstalden Moraes Sampaio, Luis Orlindo Tedeschi, Leopoldo Andrade de Figueiredo, Celso Boin e Maria Lúcia Pereira Lima

Resumo

O estudo analisou características de qualidade da carne e rendimento em cortes aparados das carcaças de 144 tourinhos dos genótipos: Nelore Seleção (NeS), Guzerá Seleção (GuS) e Caracu (CaS) selecionados para peso e de uma população de Nelore Controle (NeC) não selecionada.

Após avaliação na Prova de Ganho de Sertãozinho, uma amostra de cada genótipo foi confinada até atingir pesos médios de abate de 385, 464 e 547 kg e idade média de 16, 19 e 22 meses, respectivamente. Os grupos selecionados apresentaram pesos vivo, vazio e de carcaça superiores ao não selecionado (P < 0,05).

O CaS apresentou menor porcentagem de aparas (P < 0,05), porém maior porcentagem de ossos na carcaça (P < 0,05) do que os zebuínos. O NeC apresentou maior porcentagem de traseiro do que os GuS e CaS (P < 0,05), porém semelhante ao NeS. Os grupos Nelore apresentaram maior porcentagem de alcatra (P < 0,05) do que o CaS. Entretanto, este apresentou maior porcentagem de contra-filé (P < 0,05) e carne mais macia (P < 0,05) do que os zebuínos.


Anais da XXXV Reunião da SBZ - 27 a 31 de Julho de 1998 - Botucatu, SP

Veja todas as publicações



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir