PUBLICAÇÕES >> Resumos de Trabalhos
Equações de estimativa da quantidade de músculo e de gordura na carcaça de garrotes zebuínos e taurinos

Autores
Romeu Fernandes Nardon, Alexander George Razook, Alexandre Amstalden Moraes Sampaio, Luis Orlindo Tedeschi, Leopoldo Andrade de Figueiredo, Celso Boin e Maria Lúcia Pereira Lima

Resumo

Foram desenvolvidas equações para estimar-se a quantidade de músculos e gordura da ½ carcaça de garrotes das raças Nelore, Guzerá e Caracu selecionados para peso e Nelore não selecionado utilizando os pesos corporal, da carcaça quente, da separação física do corte da 9-11ª costela e outras características de carcaça.

Os dados foram obtidos de 144 garrotes, dos rebanhos da Estação Experimental de Zootecnia de Sertãozinho, abatidos com idade média de 16,1; 19,0 e 22,0 meses e pesos médios de 385, 464 e 547 kg. As equações obtidas estimaram com alta precisão as variáveis dependentes, apresentando coeficientes de determinação (R²) superiores a 0,94 e desvios (Sy.x.) inferiores a 3,0.

Considerando-se o R², o Sy.x e a significância dos interceptos e das inclinações, as equações obtidas proporcionaram estimativas precisas da quantidade (kg) de músculo e gordura da ½ carcaça de animais NeS, GuS, CaS e NeC.


Anais da XXXVI Reunião da SBZ - 26 a 29 de Julho de 1999 - Porto Alegre, RS

Veja todas as publicações



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir