INSCRIÇÕES E SELEÇÃO
Edital de Abertura de Inscrições
O Instituto de Zootecnia
– APTA/SAA torna público que, no período de 22 de setembro a 31 de outubro de 2025,
estarão abertas as inscrições para fins de seleção de candidatos a “ALUNO
REGULAR” no Programa de Pós-Graduação em Produção Animal Sustentável,
para ingresso no 1º Semestre de 2026 no curso de
mestrado Stricto sensu. 1 -
INSCRIÇÕES 1.1 As inscrições deverão ser efetuadas exclusivamente
através do endereço eletrônico do Programa de Pós-graduação do Instituto de
Zootecnia: iz.pg@sp.gov.br, no período de 22-09 a 31-10-2025. Maiores informações podem ser obtidas pelo
site www.iz.sp.gov.br, link
Pós-Graduação - Processo Seletivo 1º semestre de 2026. 1.2 A efetivação da inscrição estará condicionada ao encaminhamento dos
documentos abaixo relacionados, via endereço eletrônico iz.pg@sp.gov.br 2. DOCUMENTOS EXIGIDOS
PARA INSCRIÇÃO: Os documentos deverão ser
encaminhados diretamente através do e-mail do Programa de Pós-Graduação, devidamente
identificado com nome do candidato na seguinte ordem: 2.1. Requerimento de inscrição –
Ressaltamos a importância do preenchimento
do MEMORIAL (redigido de próprio punho), incluindo o motivo que o levou a realizar a inscrição no final
do requerimento (Ficha de inscrição), o qual é parte da nota final do
candidato. 2.2. Linhas de pesquisa; 2.3. Fotocópia
simples e legível dos seguintes documentos: - Certidão de nascimento ou
casamento; - Cédula de identidade
(obrigatoriamente RG) ou RNE para candidatos estrangeiros; - CPF (Cadastro de Pessoa Física); - Título de Eleitor com comprovante
da última eleição; - Documento
Militar; - Diploma
universitário ou Certificado de conclusão do Curso Superior ou Declaração de
candidatos em fase de conclusão do curso; - Histórico
Escolar da Graduação, incluindo reprovações; 2.4. Curriculum vitae (modelo plataforma Lattes do CNPq),
acrescido de informações que o candidato julgar importantes) com os respectivos
documentos comprobatórios numerados (eventos, artigos, resumos, etc). 2.5. Atestado da Instituição de origem
liberando o candidato em tempo integral para a realização do curso, quando
houver vínculo empregatício. 2.6. Não será cobrada taxa de
inscrição. Será cobrado o valor de R$50,00 para aqueles que optarem em realizar a prova de inglês oferecida pelo Programa. Encaminhar comprovante de pagamento junto com os documentos para inscrição. Nota:
Para os candidatos cuja documentação seja apresentada de maneira incompleta, as
inscrições serão indeferidas. Será aceita somente a seguinte exceção: caso o
candidato ainda não tenha diploma de graduação, por estar em período de
expedição, poderá apresentar uma declaração da instituição de ensino da data de
colação de grau, com data atualizada. Neste caso, o diploma de graduação deverá
ser apresentado no ato da matrícula ou no decorrer do curso antes do prazo de 6
(seis) meses. 2.8. Três
nomes de profissionais da área que possam fornecer referência do candidato
(formato Word, com o nome do profissional, área em que atua, endereço
eletrônico e telefone); 2.9. Uma foto 3x4, recente. 2.10.
As inscrições serão homologadas em reunião do Conselho de Pós-graduação em
Produção Animal Sustentável do
Instituto de Zootecnia a ser realizada no dia 06/11/2025. 2.11. O processo seletivo será realizado online, no período de 24 a 28 de novembro de 2025 e compreenderá as seguintes fases: a) AVALIAÇÃO DO
MEMORIAL (entregue junto com os documentos na inscrição); b) PROVA DE INGLÊS e c)
DEFESA DO CURRÍCULO (agendada com cada aluno, de forma remota (online). 2.12. A divulgação dos resultados finais
ocorrerá em 18-12-2025. Os resultados serão divulgados no site do Instituto de
Zootecnia. 2.13.
Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Exame de Seleção de
Pós-Graduação, em exercício na ocasião, ouvindo o Conselho da Pós-Graduação do
Instituto de Zootecnia. IMPORTANTE: - A entrega
da documentação é de inteira responsabilidade do candidato. - Para sua
garantia, faça a impressão do comprovante de inscrição. -
Quanto à documentação do currículo. O currículo na Plataforma Lattes poderá ser
obtido no endereço: www.cnpq.br. -
Artigos publicados deverão ser encaminhados na íntegra; -
Resumos em Eventos, Congressos, Reuniões, etc, deverão ser documentados com
certificados de apresentação e cópia do resumo; - Nos
comprovantes de cursos e estágios deverá constar carga horária; -
Bolsistas de Iniciação Científica ou outros bolsistas deverão apresentar Termo
de Outorga de Bolsa ou ofício assinado pelo órgão responsável pela bolsa. 3.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO
ANIMAL SUSTENTÁVEL: O programa é destinado aos profissionais com diploma de curso superior
em Zootecnia, Agronomia, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Ciências
Exatas e áreas afins e tem por objetivo geral a formação de profissionais aptos
à docência, pesquisa e atuação na área de produção animal, visando atender as
necessidades de recursos humanos de instituições públicas e privadas. 3.1 Vagas: Mestrado = até 15 (quinze) vagas 3.2. Linhas de pesquisa: a) Recursos Genéticos, Melhoramento e Reprodução Animal. b) Intensificação e Sustentabilidade de Sistemas de Produção. c) Segurança Alimentar, Ambiência e Bem-Estar Animal. 4. SELEÇÃO 4.1. O candidato deverá
preferencialmente encaminhar CERTIFICADO DE PROFICIÊNCIA EM INGLÊS no ato da
inscrição. Notas mínimas exigidas - TEAP:
55 - aprovado na proficiência em inglês; TOEFL iBT: 50 - aprovado na
proficiência em inglês; IELTS: 5,0 - aprovado na proficiência em inglês;
DET: 50 – aprovado na proficiência
em inglês. O candidato que não apresentar o Certificado de Proficiência em Inglês
no ato da inscrição será submetido à PROVA DE INGLÊS, a qual será agendada pelo programa no período de 24 a 28 de novembro de 2025, composta por textos para interpretação e tradução,
aplicada e corrigida por escola de inglês. Será cobrado o valor de R$50,00. O pagamento deverá ser feito através de depósito, transferência bancária ou PIX (CNPJ) em nome da FUNDAG - Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola, CNPJ: 61.705.380/0001-54, Banco do Brasil, Agência 3360-X, conta corrente: 4200-5. O candidato deverá provar
proficiência em inglês pela apresentação de um dos certificados descritos
acima, ou pela nota mínima de 6,0 (seis) na prova de inglês. Encaminhar o comprovante de pagamento junto com os demais documentos. 4.2. Análise dos currículos 4.3.
DEFESA DO CURRÍCULO: será agendada com cada aluno,
também online. 4.4. Divulgação dos resultados finais em 18-12-2025. A PROVA DE INGLÊS será
composta por textos para interpretação e tradução, aplicada e corrigida por
escola de inglês. O aluno que não atingir nota 6,0 na prova de inglês e não apresentar o atestado de proficiência
será desclassificado, não podendo realizar a 2ª fase do processo
seletivo (Defesa do Currículo). A 1ª fase do processo seletivo é apenas
classificatória para a 2ª fase e, portanto, a nota de inglês não compõe a nota
final do candidato aprovado. Os membros do CPG responsáveis pelas provas de
inglês serão os docentes: Ricardo Lopes Dias da Costa e Claudia Cristina Paro de Paz. A DEFESA DO CURRÍCULO será
realizada por uma banca para as três linhas de pesquisa. Esta banca será
composta pelo coordenador do programa e mais 2-4 (dois a quatro) docentes membros
ou não do conselho: Márcia Saladini Vieira Salles, Flávia Fernanda Simili, Fábio Morato Monteiro, Waldssimiler Teixeira de Mattos e Luiz Carlos Roma Junior. A ANÁLISE DOS CURRÍCULOS será
realizada pelos membros docentes responsáveis: Claudia Cristina Paro de Paz e Márica Saladini Vieira Salles. A NOTA FINAL será
composta de acordo com a fórmula e a tabela de pontos, descritas no Anexo I. O candidato que não atingir nota 5,0 (cinco), será reprovado.
O MEMORIAL deverá ser
redigido, de próprio punho, no espaço disponibilizado no formulário de
inscrição, com informações do candidato, a respeito do porquê da escolha do Programa de
Pós-graduação em Produção Animal Sustentável do Instituto de Zootecnia; qual
interesse em realizar o mestrado nessa área; qual linha de pesquisa pretendida
dentro do programa e o porquê; quais competências quer desenvolver durante o
mestrado; como o mestrado se encaixa em seu projeto de vida (carreira,
docência, pesquisa, atuação profissional) e, finalmente, o que entende por
Produção Animal Sustentável.
O presente regulamento
entrará em vigor a partir desta data. ANEXO I 1. A nota final para
classificação será composta pela fórmula: Pontuação total=
{(PCV/MGC x 5,5)+(NM/MGM x 4,5)} PCV = Pontos do
currículo; NM = Nota do memorial; MGC =Média Geral do
currículo; MGM= Média Geral do
Memorial; 2. Tabela de pontos
para análise do currículo: ESPECIFICAÇÃO - PONTOS Especialização (+ de 01
ano) na área - 4,0 a 8,0; Especialização (+ de 01
ano) fora da área - 2,0 a 4,0; Artigo completo
publicado em periódicos nacional ou estrangeiro (com ISSN) – de 0,1 a 5,0 (de
acordo com o fator de impacto do periódico); Artigo em Jornal – 0,25; Artigo de divulgação – 0,25; Trabalho de TCC ou
monografia com ficha catalográfica – 1,0; Participação (simples)
em congresso ou curso - 0,1; Resumo simples*, expandido**
e completo*** publicado em anais de evento nacional - 0,5 a 1,0; Resumo simples,
expandido e completo publicado em anais de evento estrangeiro - 0,75 a 1,25; Livro publicado com as
temáticas das linhas de pesquisa do mestrado (com ISBN) - 6,0; Capítulo de livro
publicado relacionado com as temáticas das linhas de pesquisa do mestrado (com
ISBN) - 3,0; Manual didático - 0,5; Monitoria (por
semestre) - 0,5; Orientação de trabalho
de conclusão de curso de graduação (TCC) ou de aluno -1,0 a 3,0; Reprovação em
disciplinas de graduação (cada): (-1,5); Disciplina cursada em
programa de Pós-graduação (cada) - 1,0; Palestras - 0,5 a 5,0; Iniciação científica
com bolsa (FAPESP, CNPq, etc.) – 2,0 pontos por semestre - máximo 15,0; Estágio sem bolsa em
Instituto de Pesquisa cada 200 hs - 0,5 a 10,0; Estágio Fazenda/Empresa
cada 200hs - 0,25 a 5,0; Aula no 3º grau
(semestre) - 1,0 a 5,0; Aula no 2º grau
(semestre) - 0,5 a 3,0; Prêmios – 0,5; Organização de Eventos
– 0,5. TOTAL * resumo simples: um
único parágrafo ** resumo expandido:
resumo de uma página, contendo introdução, material e métodos, resultados, etc. *** resumo completo:
resumo de duas páginas ou mais, contendo introdução, material e métodos, etc.
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